Legal and institutional aspects of teaching training in Geography
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.247172Keywords:
teacher training; bachelor and degree; GeographyAbstract
This work aims to study the process of teacher education in Geography as well as the analysis of laws that regulate it, emphasizing the training of an education professional based on the changes and needs of society, based on the discussion of the current teaching-learning process. in geography and university teaching. Teaching is considered as an intellectual and practical activity, which requires greater intimacy on the part of the teacher with the investigative processes, since the content he has learned and with which he works are theoretical constructions based on research. Its pedagogical practice requires constant reflection, creation and recreation of knowledge, which presupposes a permanent investigative activity, and it is up to the teacher to develop this same practice with students, as research is research, and when researching one learns to learn and by learning one learns to think. Therefore, the following questions arise: how to train a good geography teacher? What can Geography withits teaching? To carry out the research, a literature review was carried out, emphasizing teacher training and the teaching-learning process in geography and documentary research
References
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 2/2002, de 4 de março de 2002. Institui a duraçãoe a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/index. Acesso em: 17 jul. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Despacho do Ministro sobre Parecer CNE/CP 009/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/index. Acesso em: 17jul. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Disponível em: http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/info_ies_new.asp?pIES=4962. Acesso em: 17 jul. 2020.
CALLAI, H. C. Projetos interdisciplinares e a formação do professor em serviço. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva.3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 255-259
CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia. 2. Ed. Ijuí: 2003. 80 p.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. 195 p.
LEÃO, V. P. A influência das diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação e Cultura para a formação de professores de Geografia da educação básica em nível superior.2008. 121 f. Tese(Doutorado em Geografia e análise ambiental) –Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MARQUES, M. O. A formação do profissionalda educação.5. ed. rev. Inijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 175-177.
MASSETO, M. T. Competências pedagógicas do professor universitário.São Paulo: Summus, 2003. p. 11-83.
PARECER CNE/CP 9/2001 –HOMOLOGADO –Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia.São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a Geografia? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva.3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 221-231.
VESENTINI, J. W. Geografia críticae ensino. In: OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?São Paulo: Contexto, 1989. p. 30-38.
VESENTINI, J. W. Ensino da Geografia e luta de classes. In: OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?São Paulo: Contexto, 1989. p. 109-117.
VESENTINI, J. W. A formação do professor de Geografia —algumas reflexões. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Org.). Geografia em perspectiva.3. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 235-240.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Robson Alves dos Santos, Dionel Barbosa Ferreira Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.