A urgência de políticas públicas de educação na microrregião da mata meridional pernambucana
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.239562Mots-clés :
educação; metas; Pernambuco;mata meridional pernambucanaRésumé
A educação tem se tornado cada vez mais um elemento chave para o desenvolvimento socioeconômico, reflexo disto tem sido sua valorização pelo Estado mediante políticas públicas específicas, como tem feito o estado de Pernambuco. As políticas públicas, por sua vez, inserem-se em territórios complexos e heterogêneos, neste sentido, o artigo tem como objetivo geral discutir os desafios de uma política pública estadual quanto ao quadro educacional da Microrregião da Mata Meridional Pernambucana e, como objetivos específicos, visa-se discutir a relevância da educação atualmente; identificar as metas estaduais voltadas ao setor para os próximos anos e descrever o quadro microrregional de educação frente ao estado de Pernambuco e ao Brasil. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa bibliográfica em autores específicos que abordam a relação educação-desenvolvimento e no levantamento documental das metas estaduais para a educação e de dados relativos ao setor nas escalas microrregional, estadual e nacional. Parte-se da hipótese que a melhoria da educação na Microrregião mostra-se bastante desafiadora para as metas pernambucanas e conclui-se que o quadro da educação microrregional como um todo apresenta índices aquém da situação educacional brasileira e pernambucana, tornando-se necessária, além de uma política pública de educação, uma política pública particular voltada às especificidades locais.
Références
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em 08 jul. 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=1846787. Acesso em 07 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 08 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. DEB –Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/programas-e-acoes?id=180>. Acesso em 07 jul. 2018.
BRASIL. Projeto Brasil 3 Tempos. Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE). N. 6. Brasília: 2006. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/lula/projeto-brasil-3-tempos-nae-cen. Acesso em 09 jul. 2018.
FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão; TUMOLO, Paulo Sérgio. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate. Revista Educação & Sociedade. Volume 37. N. 135. Campinas, maio / jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00557.pdf. Acesso em: 06 jul. 2018
MELLO, Guiomar Namo de. Políticas públicas de educação. Estudos Avançados. Volume 5. N. 13. São Paulo. Set. / Dez. 1991. pp. 7-47. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v5n13/v5n13a02.pdf. Acesso em: 06 jul. 2018.
PERNAMBUCO. Estratégia de Desenvolvimento e Carteira de Projetos Públicos –Pernambuco 2035. Disponível em: https://drive.expresso.pe.gov.br/s/LkFODyou3WwuUQc/download. Acesso em: 06 jul. 2018.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Secretaria Executiva de Educação Profissional. Dados das 300 escolas. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/560/Educacao_Integral_RELACAO_300_EREM_2015.pdf. Acesso em: 08 jul. 2018a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Educação Profissional. Relação das Escolas Técnicas Estaduais. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/1210/RELACAO_28_ETE_2015.pdf. Acesso em: 08 jul. 2018b.
PNUD –PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/consulta/. Acesso em: 06 jul. 2018.
SAVIANI, Demerval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: Autores Associados, 2010. (Coleção memória da educação)
STEINER, João E. Conhecimento: gargalos para um Brasil no futuro. Estudos Avançados. Volume 20. N.56. São Paulo, Jan./Abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n56/28628.pdf. Acesso em: 06 jul. 2018.
VERAS, Paulo. Pernambuco levará educação integral para Ensino Fundamental. Jornal do Commercio. Recife, 28 jun. 2017. Disponível em: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2017/06/28/pernambuco-levara-educacao-integral-para-ensino-fundamental-292094.php. Acesso em: 08 jul. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Gustavo Souza Barbosa 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.