A urgência de políticas públicas de educação na microrregião da mata meridional pernambucana

Autori

  • Gustavo Souza Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.239562

Parole chiave:

educação; metas; Pernambuco;mata meridional pernambucana

Abstract

A educação tem se tornado cada vez mais um elemento chave para o desenvolvimento socioeconômico, reflexo disto tem sido sua valorização pelo Estado mediante políticas públicas específicas, como tem feito o estado de Pernambuco. As políticas públicas, por sua vez, inserem-se em territórios complexos e heterogêneos, neste sentido, o artigo tem como objetivo geral discutir os desafios de uma política pública estadual quanto ao quadro educacional da Microrregião da Mata Meridional Pernambucana e, como objetivos específicos, visa-se discutir a relevância da educação atualmente; identificar as metas estaduais voltadas ao setor para os próximos anos e descrever o quadro microrregional de educação frente ao estado de Pernambuco e ao Brasil. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa bibliográfica em autores específicos que abordam a relação educação-desenvolvimento e no levantamento documental das metas estaduais para a educação e de dados relativos ao setor nas escalas microrregional, estadual e nacional. Parte-se da hipótese que a melhoria da educação na Microrregião mostra-se bastante desafiadora para as metas pernambucanas e conclui-se que o quadro da educação microrregional como um todo apresenta índices aquém da situação educacional brasileira e pernambucana, tornando-se necessária, além de uma política pública de educação, uma política pública particular voltada às especificidades locais.

Biografia autore

Gustavo Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife atuando em turmas do Ensino Técnico Integrado, do Curso Superior de Licenciatura em Geografia e do Curso Tecnológico de Gestão de Turismo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Regional.

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Pubblicato

2019-12-25

Come citare

Barbosa, G. S. (2019). A urgência de políticas públicas de educação na microrregião da mata meridional pernambucana. Revista De Geografia, 36(3), 83–96. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.239562

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico