O ensino de geografia no contexto do semiárido nordestino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.244298

Mots-clés :

educação contextualizada, ensino de geografia, semiárido

Résumé

Este trabalho discute acerca da Educação contextualizada na perspectiva da convivência com o semiárido e como essa acontece no ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos utilizamos revisão bibliográfica com base em autores como Andrade (1973 e 2006), Straforini (2004), Freire (2005), dentre outros que discutem temas voltados à convivência com o semiárido, à educação contextualizada e ao ensino de Geografia. Iniciamos nosso trabalho apresentando um relato dos pressupostos da Ciência Geográfica e da disciplina Geografia e as principais correntes de pensamento que a influenciaram, para então abordar como o ensino de Geografia acontece na contemporaneidade. Em seguida fazemos uma contextualização acerca do semiárido, na qual abordamos o processo de colonização, bem como a gestação dos estigmas presentes nos discursos que envolvem a região. Em um terceiro momento, apresentamos alguns fundamentos acerca da Educação Contextualizada, para então, tentarmos entender como a convivência com o semiárido pode ser praticada e percebida no ensino de Geografia. As reflexões aqui apresentadas contribuem para que professores reflitam sobre o ensino de Geografia na região Nordeste e para que percebam a importância da Educação Contextualizada na formação crítico – social do aluno.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Juliana do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Aluna do Curso de Pós - Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Permanente do Proggrama de Pós - Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF).

Références

ALBUQUERQUE JR., D.M. de. A invenção do Nordestee outras artes.5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ANDRADE, M. C. de. A terra e o homem no Nordeste.3ed. São Paulo: Brasiliense, 1973

ANDRADE, M.C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Universitária/UFPE, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.Brasília: MEC/CNE,1998.BRASIL. Senado Federal.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:nº 9394/96. Brasília: 1996.

BUENO, R. J.; SILVA, A. P. Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. In: JESINE, E.; BATISTA, M. do S. X.;MOREIRA, O. de L.(Orgs). Educação popular e movimentos sociais. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2008.

BURSZTYN, M. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste.3 ed.Rio de Janeiro: Garamond; Fortaleza: BNB, 2008.

CASTRO, I.E. de. Seca versus seca. novos interesses, novos territórios, novos discursos no NE. In: CASTRO, I. E. de (Org.). Brasil:questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996

CAVALCANTI, L. S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitosdo processo de ensino. In: CASTELLAR, S.(Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo:Contexto, 2005,p. 66-78.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C; CORRÊA, R. L.(Orgs). Geografia:Conceitos e temas. 2 ed. Rio deJaneiro: Bertrand Brasil, 2000,p. 15-47.

COSTA NETO, F.A. da. As passagens de gado na formação de demarcações geográficas no municípiode Marcelino Vieira/RN. Pau dos Ferros: UERN,2017.

(Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Geografia). No Prelo. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.47ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, P. C.C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

KRAUS, Lalita. A educação contextualizada no semiárido brasileiro: entre desconstrução de estereótipos e construção de uma nova territorialidade. Revista de Geografia(UFPE) v. 32, nº 1, 2015.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública:a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19ed. São Paulo:Loyola, 2003.

MALVEZZI, R. Semiárido -uma visão holística. Brasília: Confea, 2007.

MARTINS, J.S. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o Semiárido. In: RESAB. Educação para a convivência com o semiárido brasileiro-reflexões teórico-práticas da RESAB.Juazeiro: Secretaria Executiva da RESAB, 2006.

MARTINS, J. da S.; REIS, E. S. Proposta político--pedagógica daRESAB: A convivência com o semi--árido como norteadora do processo educacional nosemiárido brasileiro (Rascunho--manifesto em andamento). Secretaria Executiva daRESAB, Juazeiro (BA). Anexo 3. Relatório Final da Consultoria COOPERFAJ/UNICEF --2004.

MENEZES, A. C.; ARAÚJO, L. Currículo, contextualização e complexidade: espaço de interlocução de diferentes saberes. In: RESAB. Currículo, contextualização e complexidade: elementos para se pensar aescola no semiárido. Juazeiro: Selo Editorial RESAB, 2007,p. 33-47

MORAES, A.C.R. Geografia:pequena história crítica. 21ed. São Paulo: Annablume, 2007.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.NASCIMENTO,A. L. do. Em torno do conhecimento geográfico. In: ARAUJO, L. M. de. (Org.) Geografia, espaço, tempo e planejamento. Alagoas: Universitária/UFAL, 2004,p. 25-42.

REIS, E dos S. A contextualização dos conhecimentos e saberes escolares nos processos de reorientação curricular nas escolas do campo.2009. (Tese do Programa de Pós-Graduação em Educação). Salvador: UFBA, 2009.

REIS, E. dos S. Educação para a Convivência com o Semiárido: Desafios e possibilidades. In: Semiárido Piauiense:Educação e Contexto. Campina Grande: INSA, 2010.

RESAB. REDE DE EDUCAÇÃO DO SEMIARIDO BRASILEIRO. Secretaria Executiva da RESAB. Projeto inclusão, universalização e qualidade da educação no semiárido brasileiro (2004). Juazeiro (BA), 2004

SANTOS, J. M. dos. Tecnologias para o semiárido. In: Semiárido Piauiense:Educação e Contexto. Campina Grande:INSA, 2010.

SILVA, R.M. da. Entre o combate à seca e a convivência com o semiárido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. 2006. (Tese do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável).Brasília: UNB,2006.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-24

Comment citer

do Nascimento, M. J., & Silva, C. N. M. da. (2020). O ensino de geografia no contexto do semiárido nordestino. Revista De Geografia, 37(3), 47–64. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.244298

Numéro

Rubrique

Artigo Científico