As cidades e suas representações: cruzando olhares dos (as) estudantes sobre São Gonçalo, Niterói e Seropédica (Rio de Janeiro, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.245864Résumé
A escola é um espaço estratégico de reflexão sobre o urbano e a cidade. Para o ambiente escolar convergem os sujeitos e suas narrativas dos espaços em que vivem. Nesse sentido, este artigo é resultante de um esforço coletivo para pensar as diferentes leituras e representações dos estudantes sobre suas cidades. Esta investigação envolve três Instituições de ensino superior – Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ffp-Uerj) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – as três cidades onde estão localizadas, respectivamente – Niterói, São Gonçalo e Seropédica – e as escolas de educação básica participantes da pesquisa e situadas nas referidas cidades. Para o desenvolvimento da investigação lançamos mão da metodologia mista, em que tanto os dados quantitativos quanto qualitativos são produzidos simultaneamente. Neste artigo apresentaremos e discutiremos as respostas atribuídas a quatro perguntas semiestruturadas, as duas primeiras questionavam a representação da cidade, de maneira geral, e as duas outras, mais específicas, sobre a relação dos(as) estudantes com as cidades onde vivem. Partindo dessa pesquisa, conseguimos cruzar os diversos olhares e representações, permitindo identificar as singularidades e, ao mesmo tempo, as universalidades que orientam a forma como as cidades são compreendidas pelos(as) estudantes que compõe o espaço escolar.
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