As cidades e suas representações: cruzando olhares dos (as) estudantes sobre São Gonçalo, Niterói e Seropédica (Rio de Janeiro, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.245864Résumé
A escola é um espaço estratégico de reflexão sobre o urbano e a cidade. Para o ambiente escolar convergem os sujeitos e suas narrativas dos espaços em que vivem. Nesse sentido, este artigo é resultante de um esforço coletivo para pensar as diferentes leituras e representações dos estudantes sobre suas cidades. Esta investigação envolve três Instituições de ensino superior – Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ffp-Uerj) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – as três cidades onde estão localizadas, respectivamente – Niterói, São Gonçalo e Seropédica – e as escolas de educação básica participantes da pesquisa e situadas nas referidas cidades. Para o desenvolvimento da investigação lançamos mão da metodologia mista, em que tanto os dados quantitativos quanto qualitativos são produzidos simultaneamente. Neste artigo apresentaremos e discutiremos as respostas atribuídas a quatro perguntas semiestruturadas, as duas primeiras questionavam a representação da cidade, de maneira geral, e as duas outras, mais específicas, sobre a relação dos(as) estudantes com as cidades onde vivem. Partindo dessa pesquisa, conseguimos cruzar os diversos olhares e representações, permitindo identificar as singularidades e, ao mesmo tempo, as universalidades que orientam a forma como as cidades são compreendidas pelos(as) estudantes que compõe o espaço escolar.
Références
ABREU, Maurício Almeida de. Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). 1. ed. Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio e Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, 2010. v. 2. 900 p.
ABREU, Maurício Almeida de. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Iplanrio, 1999. v. 1. 156 p.
ABREU, Maurício Almeida de. O estudo geográfico da cidade no Brasil: Evolução e avaliação (Contribuição à história do pensamento geográfico brasileiro). In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). Os caminhos da reflexão sobre a cidade e o urbano. São Paulo: Edusp, 1994, p. 199-322
BEZERRA, Amélia Cristina A. Pelas margens da cidade e no meio da festa: A (re) invenção das Festas e da Identidade no espaço urbano de Mossoró - RN. Defendida em 2006, 208 p. Doutorado em Ordenamento Territorial do Programa de Pós Graduação em Geografia. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2006.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu C. Métodos mistos de pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. In: Nuances, v. 24, p. 67-80, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698. Acesso em 20 mai. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
HALL, S. Cultura e Representação. Tradução: Daniel Miranda & William Oliveira - Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio: Ed. Apicuri. 2016.
IBGE. São Gonçalo, 2020. In Cidades Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em 20 nov 2019.
LEFEBVRE, Henry. La presencia y la ausencia. Contribución a la teoría de las representaciones. México, D.F. Fundo de Cultura Econômica, 1983.
LEFEBVRE, Henry. The production of space. Oxford (R.U.) e Cambridge (EUA), 1991.
LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001
MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A geograficidade do social: uma contribuição para o debate metodológico para os estudos de conflitos e movimentos sociais na América Latina. In: Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas/MS, v. 1, n. 3, p. 5-26, maio, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/1344. Acesso em 20 abr. 2020.
ROCHA, Andre Santos. Os Desafios de Seropédica no contexto metropolitano fluminense. In: ROCHA, André Santos; OLIVEIRA, Leandro Dias; BARROS, Regina Cohen. (org). A Geografia de Seropédica: Reflexões Teóricas e Práticas Educativas no PIBID. Nova Iguaçu, RJ: Entorno, 2015.
ROSA, Daniel Pereira. De cidade-dormitório à centralidade da grande cidade periférica: trabalho, consumo e vida de relações de São Gonçalo na Região metropolitana do Rio de Janeiro. 297 p. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2018.
SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Ensino de Geografia e a Cidade de São Gonçalo. 1. ed. Seropédica: EDUR, 2017 [e-book]. v. 1. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/edur/loja/ensino-de-geografia-e-a-cidade-de-sao-goncalo/. Acesso em: 20 fev. 2020.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5ª ed. Edusp., 2005
SANTOS, José Luís G. dos et al. Integração entre dados quantitativos e qualitativos em uma pesquisa de métodos mistos. In: Textos & Contexto Enfermagem, v. 26, p. 1-9, 2017. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n3/0104-0707-tce-26-03-e1590016.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
SILVA, Adriana Carvalho; BEZERRA, Amélia Cristina Alves . Trajetórias, Encontros e Caminhos: apresentando a pesquisa Leituras sobre as espacialidades das cidades e suas representações na sala de aula In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos: Escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural da nova geopolítica mundial. João Pessoa. Anais... João Pessoa: AGB, 2018, p. 1-7. Disponível em: http://www.eng2018.agb.org.br/resources/anais/8/1533675157_ARQUIVO_texto_ENG_Adriana_Amelia.pdf. Acesso em 20 abr. 2020
SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Amélia Cristina Alves Bezerra, Ana Claudia Ramos Sacramento, Adriana Carvalho Silva 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.