As cidades e suas representações: cruzando olhares dos (as) estudantes sobre São Gonçalo, Niterói e Seropédica (Rio de Janeiro, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.245864

Resumo

A escola é um espaço estratégico de reflexão sobre o urbano e a cidade. Para o ambiente escolar convergem os sujeitos e suas narrativas dos espaços em que vivem.  Nesse sentido, este artigo é resultante de um esforço coletivo para pensar as diferentes leituras e representações dos estudantes sobre suas cidades. Esta investigação envolve três Instituições de ensino superior – Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ffp-Uerj) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – as três cidades onde estão localizadas, respectivamente – Niterói, São Gonçalo e Seropédica – e as escolas de educação básica participantes da pesquisa e situadas nas referidas cidades. Para o desenvolvimento da investigação lançamos mão da metodologia mista, em que tanto os dados quantitativos quanto qualitativos são produzidos simultaneamente. Neste artigo apresentaremos e discutiremos as respostas atribuídas a quatro perguntas semiestruturadas, as duas primeiras questionavam a representação da cidade, de maneira geral, e as duas outras, mais específicas, sobre a relação dos(as) estudantes com as cidades onde vivem. Partindo dessa pesquisa, conseguimos cruzar os diversos olhares e representações, permitindo identificar as singularidades e, ao mesmo tempo, as universalidades que orientam a forma como as cidades são compreendidas pelos(as) estudantes que compõe o espaço escolar.

Biografia do Autor

Amélia Cristina Alves Bezerra, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Geografia e Educação, com ênfase em: Formação de professores(as): concepções, práticas e experiências; Cidade, suas diferentes linguagens, representações e experiências na sala de aula; Cidade, Escola e Experiência; Ensino de Geografia e práticas inclusivas.

Ana Claudia Ramos Sacramento, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ffp-Uerj)

Professora UERJ-FFP no Departamento de Geografia com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ

Adriana Carvalho Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino. Doutora em Geografia pela UFF 

Referências

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Publicado

24.12.2020

Como Citar

Bezerra, A. C. A., Sacramento, A. C. R., & Silva, A. C. (2020). As cidades e suas representações: cruzando olhares dos (as) estudantes sobre São Gonçalo, Niterói e Seropédica (Rio de Janeiro, Brasil). Revista De Geografia, 37(3), 162–180. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.245864

Edição

Seção

Artigo Científico