A formação de professores de geografia na modalidade a distância em Pernambuco: em busca de uma formação ativa e tecnológica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254459

Mots-clés :

formação de professores, Ensino a Distância, Tecnologias Digitais.

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as necessidades formativas referentes ao trabalho com as tecnologias digitais nos cursos de formação de professores de Geografia a Distância. Seu objetivo foi mapear e investigar os cursos de Geografia EAD ofertados pelas instituições públicas de Pernambuco, averiguando se os Projetos Pedagógicos dos Cursos têm apresentado componentes curriculares que abordem a tematização sobre o Ensino a Distância e as tecnologias digitais no campo formativo. Utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, foram identificadas duas instituições com cenários distintos, demostrando a necessidade de adequações curriculares e de valorização dos saberes possuídos pelos docentes e discentes do curso, os quais poderão influenciar nos contextos de mudanças dos alunos da Educação Básica, principalmente na efetivação de políticas de inclusão digital do estado.

Bibliographies de l'auteur-e

Mateus Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista Pesquisador da FACEPE

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade do CNPQ

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Publié-e

2022-08-23

Comment citer

Santos, M. F., & Santos, F. K. S. dos. (2022). A formação de professores de geografia na modalidade a distância em Pernambuco: em busca de uma formação ativa e tecnológica. Revista De Geografia, 39(2), 265–289. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254459

Numéro

Rubrique

Artigo Científico