A formação de professores de geografia na modalidade a distância em Pernambuco: em busca de uma formação ativa e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254459

Palavras-chave:

formação de professores, Ensino a Distância, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as necessidades formativas referentes ao trabalho com as tecnologias digitais nos cursos de formação de professores de Geografia a Distância. Seu objetivo foi mapear e investigar os cursos de Geografia EAD ofertados pelas instituições públicas de Pernambuco, averiguando se os Projetos Pedagógicos dos Cursos têm apresentado componentes curriculares que abordem a tematização sobre o Ensino a Distância e as tecnologias digitais no campo formativo. Utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, foram identificadas duas instituições com cenários distintos, demostrando a necessidade de adequações curriculares e de valorização dos saberes possuídos pelos docentes e discentes do curso, os quais poderão influenciar nos contextos de mudanças dos alunos da Educação Básica, principalmente na efetivação de políticas de inclusão digital do estado.

Biografia do Autor

Mateus Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista Pesquisador da FACEPE

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade do CNPQ

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Publicado

23.08.2022

Como Citar

Santos, M. F., & Santos, F. K. S. dos. (2022). A formação de professores de geografia na modalidade a distância em Pernambuco: em busca de uma formação ativa e tecnológica. Revista De Geografia, 39(2), 265–289. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254459

Edição

Seção

Artigo Científico