Domínio das caatingas representado por professores do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.255033Mots-clés :
Ensino de Geografia, Recursos didáticos, Semiárido, Caatinga.Résumé
A Caatinga é um domínio exclusivamente brasileiro pouco explorado nos livros didáticos de Geografia. O objetivo desta pesquisa foi analisar as respostas dos professores do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo domínio da Caatinga presente nos livros didáticos de Geografia. Para isso, foi aplicado um questionário a 16 professores/as de Geografia que atuam na rede pública municipal de Patos-PB, com vistas a apreender suas concepções acerca do assunto. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico sobre o ensino de Geografia e o domínio da Caatinga. Seguido da análise do questionário semiestruturado aplicado. Os resultados indicam que o ensino da Caatinga é extremamente relevante, por se tratar de um domínio que faz parte do lugar de vivência do aluno deste município e, também para os alunos de outros lugares. No entanto, para uma melhor compreensão do tema é extremamente necessário o auxílio de recursos didáticos para além dos manuais. Isto porque as abordagens presentes nos livros didáticos são superficiais, ou seja, não aprofunda o conteúdo, o que de certo modo contribui para o pouco conhecimento que se tem desse domínio.
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