Explorando a linguagem cinematográfica no ensino de geografia

uma mediação da paisagem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264175

Mots-clés :

ensino de geografia, cinema, paisagem, Geografia Cultural

Résumé

Este artigo busca aprofundar o debate sobre o uso do cinema como recurso didático no Ensino de Geografia. O meio cinematográfico será considerado não apenas como uma mera ilustração do conteúdo curricular, mas como uma linguagem que permite aos alunos aproximarem-se de distintas culturas, paisagens e regiões do mundo. Isso facilita a compreensão de outras práticas espaciais e leva à reflexão sobre a própria espacialidade. Para isso, parte-se do discurso retórico de que as paisagens representadas nos filmes podem apresentar, isto é, do seu poder de síntese espacial através de certas imagens simbólicas, numa abordagem própria da geografia cultural. Seguindo uma rota comumente percorrida por geógrafos, a paisagem será utilizada como uma forma de ler a espacialidade cinematográfica. A paisagem também é estudada pelos comunicólogos que optam por analisar o documento fílmico além da narrativa; portanto, o conceito é tomado enquanto uma mediação entre os dois campos, Geografia e cinema. Assim, a paisagem será utilizada, ao mesmo tempo, como uma interpretação conceitual para a Geografia e como o instrumento norteador da análise fílmica.

Biographie de l'auteur-e

Caio Augusto Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Senhor do Bonfim- BA. Membro do Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo) desde 2008. Também pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço – GEPPSE.

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Publié-e

2024-10-02

Comment citer

Caio Augusto Amorim. (2024). Explorando a linguagem cinematográfica no ensino de geografia: uma mediação da paisagem. Revista De Geografia, 41(3), 67–81. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264175