Explorando a linguagem cinematográfica no ensino de geografia
uma mediação da paisagem
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264175Mots-clés :
ensino de geografia, cinema, paisagem, Geografia CulturalRésumé
Este artigo busca aprofundar o debate sobre o uso do cinema como recurso didático no Ensino de Geografia. O meio cinematográfico será considerado não apenas como uma mera ilustração do conteúdo curricular, mas como uma linguagem que permite aos alunos aproximarem-se de distintas culturas, paisagens e regiões do mundo. Isso facilita a compreensão de outras práticas espaciais e leva à reflexão sobre a própria espacialidade. Para isso, parte-se do discurso retórico de que as paisagens representadas nos filmes podem apresentar, isto é, do seu poder de síntese espacial através de certas imagens simbólicas, numa abordagem própria da geografia cultural. Seguindo uma rota comumente percorrida por geógrafos, a paisagem será utilizada como uma forma de ler a espacialidade cinematográfica. A paisagem também é estudada pelos comunicólogos que optam por analisar o documento fílmico além da narrativa; portanto, o conceito é tomado enquanto uma mediação entre os dois campos, Geografia e cinema. Assim, a paisagem será utilizada, ao mesmo tempo, como uma interpretação conceitual para a Geografia e como o instrumento norteador da análise fílmica.
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