Práxis dos projetos de extensão agroecológicos realizados nas instituições de ensino superior do estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.253540Parole chiave:
campesinato, extensão universitária, extensão rural, política pública pedagógicaAbstract
Este artigo apresenta o movimento da práxis transformadora dos projetos de extensão derivados das políticas públicas agroecológicas e pedagógicas (PPAP), no caso específico, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), na estrutura física e humana das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Goiás. Os projetos são ferramentas de operacionalização das PPAP, que usaram e transformaram as estruturas das IES na construção de processos formativos e investigativos de base agroecológica para atender a formação dos profissionais e o desenvolvimento de tecnologias direcionadas para a classe camponesa. Dessa forma, os projetos desenvolvidos pelas IES trouxeram para a extensão universitária e para cursos de graduação referenciais de metodologias participativas, como a dialogicidade, o apoio às comunidades tradicionais e assentadas, e práticas agroecológicas. A pesquisa foi realizada por meio da análise dos dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), de editais, projetos e relatórios executados entre 2005 a 2018 no estado de Goiás. Como resultado, os projetos permitiram a criação de grupos e núcleos de pesquisas e extensão dentro das IES, o estabelecimento de grupos de assessoria e extensão rural nos Territórios Rurais, a criação de Centros Vocacionais de Treinamento em Agroecologia, grupos de estudos, área de experimentação de técnicas agroecológicas, publicações, alteração na estrutura física das IES com o abastecimento de instrumentos eletrônicos, ferramentas, veículos, bem como a criação da Rede Agroecológica do Centro-Oeste. Essas são evidências da práxis construída pelos projetos voltados para a reprodução social camponesa nas IES do estado de Goiás
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