Práxis dos projetos de extensão agroecológicos realizados nas instituições de ensino superior do estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.253540

Palavras-chave:

campesinato, extensão universitária, extensão rural, política pública pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta o movimento da práxis transformadora dos projetos de extensão derivados das políticas públicas agroecológicas e pedagógicas (PPAP), no caso específico, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), na estrutura física e humana das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Goiás. Os projetos são ferramentas de operacionalização das PPAP, que usaram e transformaram as estruturas das IES na construção de processos formativos e investigativos de base agroecológica para atender a formação dos profissionais e o desenvolvimento de tecnologias direcionadas para a classe camponesa. Dessa forma, os projetos desenvolvidos pelas IES trouxeram para a extensão universitária e para cursos de graduação referenciais de metodologias participativas, como a dialogicidade, o apoio às comunidades tradicionais e assentadas, e práticas agroecológicas. A pesquisa foi realizada por meio da análise dos dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), de editais, projetos e relatórios executados entre 2005 a 2018 no estado de Goiás. Como resultado, os projetos permitiram a criação de grupos e núcleos de pesquisas e extensão dentro das IES, o estabelecimento de grupos de assessoria e extensão rural nos Territórios Rurais, a criação de Centros Vocacionais de Treinamento em Agroecologia, grupos de estudos, área de experimentação de técnicas agroecológicas, publicações, alteração na estrutura física das IES com o abastecimento de instrumentos eletrônicos, ferramentas, veículos, bem como a criação da Rede Agroecológica do Centro-Oeste. Essas são evidências da práxis construída pelos projetos voltados para a reprodução social camponesa nas IES do estado de Goiás

Biografia do Autor

Mariza Souza Dias, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, GO, Brasil

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí, Servidora efetiva como técnica administrativa em educação na Universidade Federal de Jataí. GO.

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Publicado

27.04.2023

Como Citar

Dias, M. S. (2023). Práxis dos projetos de extensão agroecológicos realizados nas instituições de ensino superior do estado de Goiás. Revista De Geografia, 40(1), 1–23. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.253540

Edição

Seção

Artigo Científico