A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DO PAPEL DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Diogo Pedro da Silva Fernandes, Isabella Júlia Santana da Silva, Rafaela Soares Celestino

Resumo


INTRODUÇÃO: O que se concerne ao trabalho dos docentes no processo de alfabetização precisa ser pensado de forma mais ampla, visto que esse processo deve garantir a construção de uma autonomia dos que estão em formação. Partindo da discussão de Vygotsky, com a ideia da formação social da mente queremos pensar sobre o papel do professor nas práticas de alfabetização. Portanto, como problematização desta pesquisa assumimos a seguinte questão: Seria papel do docente buscar conhecer e respeitar a formação social dos alunos?

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Referências


VIGOTSKY, Lev Semenovich,1896-1934. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores; organizadores Michael Cole; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2007.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)