A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS EM CURSOS DE EXTENSÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NUPEP/UFPE

Elisabeth Donisete de Gois Sena, Juliane Maria de de Lira Silva

Resumo


O presente trabalho é fruto dos relatos de experiências das monitoras que participaram do Curso de Aperfeiçoamento em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INCLUSÃO SOCIAL, ofertado pelo NUPEP – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos – CE/UFPE. Ser monitor é facilitar o aprendizado em sala de aula, com a participação do estudante no processo de ensino aprendizagem que se realiza de forma dinâmica e especial, fazendo com que haja melhor desempenho dos envolvidos nessa metodologia.

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Referências


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FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

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KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005. 60 p.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)