A INTERTEXTUALIDADE NA COMPREENSÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS

Rochelane Vieira de Santana, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Resumo


Este estudo considera que a leitura oferece novos e diferentes pontos de vista, e possibilita a transformação da perspectiva do indivíduo ante o mundo. Assim, teve por objetivos: (i) investigar a produção de sentidos da leitura de um artigo de opinião, por alunos universitários, enfatizando a intertextualidade na interlocução entre leitor e autor; (ii) verificar a emergência de sentidos produzidos na leitura de um artigo de opinião, por estudantes universitários; (iii) analisar a intertextualidade no processo de produção de sentidos na leitura de um artigo de opinião; (iv) compreender os contextos e histórias de leitura dos participantes, alunos universitários. Participaram do estudo treze alunos matriculados em cursos de licenciaturas diversas (Pedagogia, Geografia, Educação Física, Biologia, Letras, Música, Física e História), sendo seis homens e sete mulheres, cursando a partir do 4° período em uma Universidade pública localizada na cidade do Recife – PE. Foram realizadas sessões individuais de entrevista semiestruturada e sessão de compreensão, através da gravação em áudio. Como principal resultado, verifica-se que as significações construídas por alunos universitários diante da leitura de um texto são decorrentes do processo de constituição e negociação de sentidos, revelando o fenômeno da intertextualidade advinda da história de leitura de cada estudante.

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)