ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL D A CIDADE DE JABOTÃO DOS GUARARAPES

Joyce Kelly Silva de Almeida, Mary Jécksam da Conceição Oliveira

Resumo


A gestão democrática é entendida como um método político através do qual as pessoas que interveem no ambiente escolar, discernem problemas, traçam estratégias e qualificam o funcionamento da própria escola na busca da solução das adversidades. Esse procedimento, firmado no diálogo, na alteridade e no distinguir às especificidades técnicas das diversas incumbências presentes na escola, tem como fundamento a atuação real de todos os componentes da comunidade escolar, o acatamento aos regulamentos coletivamente desenvolvidos para a metodologia de tomada de decisões e a precaução de um vasto informe às informações aos indivíduos da escola. Segundo Heloísa Lück (2009) a realização da gestão democrática é um princípio definido na LDB – Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Art.3º) e na Constituição Federal (Art.206). Para o bom andamento da escola e peculiaridade de seu modo instrutivo é importante a integração da escola com a comunidade e com os pais, sendo essa incorporação impulsionado por cooperações. A gestão escolar pelo Gestor se constitui em sua idoneidade em conduzir e partilhar liderança, tanto no ambiente interno como no externo da escola, por isto o atual estudo tem como propósito observar a atribuição do gestor escolar e discernir se é uma gestão democrática e partilhada

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Referências


Lück, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)