INCLUSÃO DOS CADEIRANTES NA EJA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO

Aglairis Claudine de Souza Silva, Suely Marilene da Silva, Fernanda carvalho Guimarães

Resumo


Este trabalho apresenta a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil e em particular em Pernambuco estabelecendo relações com os diversos contextos históricos a partir das políticas públicas implementadas desde a Colônia até os dias atuais e identificando os mecanismos de acesso, permanência ou exclusão nessa modalidade de ensino no que diz respeito à educação formal. A análise efetuada mostra que a educação de jovens e adultos no Brasil tem caráter discriminatório e assistencialista, e aponta o que está sendo feito para promover a inclusão dos indivíduos que nela estão inseridos. Aborda também a importância da inclusão educacional para os cadeirantes da Educação de Jovens e Adultos que necessitam de um atendimento diferenciado; indispensável pensar no profissional que atua nessa área. Para isso apresenta a educação de jovens e adultos num conceito ampliado para entender os sujeitos envolvidos, o meio onde se ocorre, as dificuldades encontradas, e quais adaptações são necessárias para o aluno cadeirante no espaço em que vive. Relata o início da Educação de Jovens e Adultos e a educação inclusiva bem como os dilemas e desafios. A essa inclusão de cadeirantes destaca-se uma entrevista realizada no ambiente escolar como também os dados estatísticos de como vai a inclusão dos alunos especiais aqui no Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


Alfabetização como liberdade. Brasília: UNESCO, MEC, 2003. ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador com pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural critica. Dissertação de mestrado Rio de Janeiro papel virtual 2001. BELLO, José Luiz de Paiva. Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL. História da Educação no Brasil. Período do Regime militar. Pedagogia em foco, Vitória 1993, disponível em < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10a.html&gt. Acesso em: 03 de maio de 2010. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 22/05/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)