INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: O PAPEL DA PERGUNTA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os tipos de perguntas feitas pelo professor em aulas de ciências e as implicações da mesma para um ensino que vise a Alfabetização Científica. De acordo com Cappechi e Carvalho (2000) as interações discursivas nas aulas de ciências são importantes para compreendermos que o conhecimento é construído socialmente e aprender ciências abrange expressar-se em uma nova linguagem social. Através das interações desencadeadas por perguntas, os alunos têm a oportunidade de expor sua opinião sobre os assuntos em discussão, refletir sobre conceitos científicos, (re) formular ideias e construir significados. Dessa maneira, no ensino e aprendizagem de Ciências, faz-se necessário inserir as perguntas no contexto das interações discursivas, pois estas envolvem mediações entre a cultura científica e a cultura do cotidiano. É nesse contexto que o uso de pergunta se enquadra como uma estratégia de ensino importante para a interações discursivas, utilizada para promover a Alfabetização Científica dos alunos (Machado, 2012) e para a construção de conceitos científicos (LORENCINI, 2000). A Alfabetização Científica consiste no processo que possibilita a construção, compreensão e uso responsável, nos mais diferentes contextos, de conhecimentos e habilidades peculiares do fazer científico tais como levantamento e teste de hipótese, trabalho com dados, uso de raciocínio lógico e proporcional, elaboração de justificativas, explicações. A Alfabetização Científica “revela-se como a capacidade construída para a análise e a avaliação de situações que permitam ou culminem com a tomada de decisões e o posicionamento” (SASSERON, 2015, p.56). No sentido de avaliar situações que envolvam a Alfabetização Científica na sala de aula, Sasseron (2008) desenvolveu os Indicadores de Alfabetização Científica, os quais refere-se às “habilidades vinculadas à construção de entendimento sobre temas das ciências que podem estar em processo em sala de aula e evidenciam o papel ativo dos estudantes na busca pelo entendimento dos temas curriculares das ciências” (SASSERON, 2015, p.57). Os Indicadores de Alfabetização Científica são: seriação, organização e classificação de informações (Relaciona-se especificamente ao trabalho com os dados obtidos em uma investigação); raciocínio lógico e raciocínio proporcional (Engloba dimensões relacionadas à estrutura do pensamento que molda as afirmações feitas e promulgadas durante as aulas de ciências); levantamento de hipótese, teste de hipótese, justificativa, previsão e explicação (Relaciona-se mais diretamente à procura do entendimento da situação analisada).Utilizamos estes indicadores como categorias para a análise das respostas dos alunos e, por conseguinte, para identificar se o processo de Alfabetização Científica está ocorrendo no contexto da aula analisada. Em relação a classificação para os tipos de perguntas formuladas pelo professor, utilizaremos as categorias propostas por Ainley (1988) e Lorencini (2000).Referências
AINLEY, J. Perceptions of teachers questioning styles. Proceedings of PME XII (pp. I/92-99), Veszprém, Hungary. 1988. CAPECCHI, M.C.V.M E CARVALHO, A.M.P. Argumentação em uma Aula de Conhecimento Físico com Crianças na Faixa de Oito a Dez Anos. Investigações em Ensino de Ciências, v.5, n.2, 171-189, 2000. LORENCINI JUNIOR. O Professor e as Perguntas na Construção do Discurso em Sala de Aula, Tese de doutorado, Faculdade de Educação de São Paulo, São Paulo, 2000. MACHADO, V.F. A Importância da pergunta na promoção da alfabetização cientifica dos alunos em aulas investigativas de Física. Dissertação apresentada ao Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio. v.17 n. especial, p. 49-67, 2015.