PRÁXIS PEDAGÓGICA DO ACOMPANHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

Elizangela Dias Santiago, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos

Resumo


Esse texto discute a práxis pedagógica dos acompanhantes dos estudantes com deficiência na escola regular. Traz para o debate discussões em torno da necessidade de uma sociedade inclusiva. Essa discursão, quando é levada para o contexto escolar, ganha força no tocante a inclusão de pessoas com deficiência em salas de aulas regulares. Pois, investir em educação inclusiva vai além de fazer rampas e separar vagas no estacionamento das escolas para facilitar a vida dos cadeirantes. A acessibilidade implica também em readaptação curricular, para assegurar não apenas o acesso à pessoa com deficiência, mas a sua permanência com relativo sucesso escolar. Porque, em uma releitura de Fraser (2007), incluir é tratar o outro como igual nas escalas social, econômica e acadêmica, respeitando as diferenças no sentido da equidade. A tarefa de educar os alunos com deficiência ainda é encarada como um “fardo que os professores azarados têm que carregar” (SANTOS, 2012). Entretanto, descontruir essa ideia segregacionista e apontar as bases para uma educação que privilegie o desejo intrínseco do homem de viver em sociedade e de aprender em sociedade são tarefa de todos. São sobre estes aspectos que o presente trabalho se propõe a tratar, questionando até que ponto a práxis do professor e do acompanhante tem auxiliado no desenvolvimento da escola inclusiva.

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Referências


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)