REFLEXÕES EM TORNO DAS EXPECTATIVAS CURRICULARES: O QUE DESEJAM ESTUDANTES E DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscylla Karollyne Gomes Dias, Karina Mirian da Cruz Valença Alves

Resumo


: A partir da problemática da localização dos saberes de estudantes e de docentes na organização, projeção e referência curricular fizeram emergir algumas questões que se referem não somente ao trabalho docente realizado em sala de aula, como também ao trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente escolar. Sendo assim, algumas perguntas foram realizadas como reflexões em torno da pesquisa que seria desenvolvida com os/as estudantes e as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Procuramos, com esta pesquisa, abarcar quais são as expectativas curriculares de docentes e estudantes, como estão permeadas as diferentes culturas no currículo da/na escola, e considerar o que dizem estudantes e docentes sobre o currículo da/na escola. Como objetivo, a pesquisa investigou as expectativas curriculares de estudantes e de professoras das séries finais dos anos iniciais de uma escola pública da rede municipal de Recife (Pernambuco), perguntando aos sujeitos escolares o que desejam aprender/ensinar na escola. A contribuição desta pesquisa consiste em reiterar sugestões de estudantes e professores/as sobre a montagem de um currículo desejado e referenciado de forma social e local, fazendo com que a universidade pública não somente proporcione a escuta das vozes dos sujeitos escolares, como também evidencie ações políticas do/no currículo no âmbito da sociedade contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença. Formação discursiva da plenitude em educação: uma arqueogenealogia das novas sensibilidades eco-pedagógicas. 2009. 270f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso – aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 24ª ed. 2014 – (Leituras Filosóficas). LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Editora Cortez, 1ª ed. 3ª reimp. 2011. ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. São Paulo, Campinas: Pontes Editores, 12ª ed. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)