REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR: CONSENSOS ENTRE DOCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM INÍCIO DE CARREIRA

Lucivânia Barbosa Evangelista, Laêda Bezerra Machado

Resumo


Esta pesquisa analisa as representações sociais da Profissão docente para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em início de carreira. A Teoria das Representações Sociais é o suporte orientador da investigação, particularmente, a abordagem societal de Willem Doise. Nessa vertente, representações sociais são princípios geradores de tomadas de posição e esses princípios estão direta e simbolicamente vinculados à posição que o sujeito ocupa no grupo.  Procuramos detectar consensos e variações das representações sociais do ser professor entre os sujeitos

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Referências


CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. DOISE, W. Da psicologia Social e Societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, 2002. HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. A. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Ed. 1992. ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Rev.Bras. Educ., Abr, vol.12, no.34, p.94-103.2007.


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Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)