TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM PANORAMA GERAL DAS PUBLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO BRASIL NO ANO DE 2015

Mary Jécksam da Conceição Oliveira, Juliana Gomes da Silva

Resumo


O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo utilizado para definir um distúrbio de desenvolvimento complexo, o autismo é definido por dificuldades em várias áreas. O diagnóstico do autismo é, sobretudo, clínico e a avaliação de indivíduos autistas requer uma equipe disciplinar e o uso de escalas objetivas (GADIA; TUCHMAN; ROTTA, 2004, p. 586). A partir dessa realidade compreendemos que a temática aqui referida tem desencadeado a necessidade de aprofundamento das discussões, pois esse debate tem adentrado há vários ambientes de forma que a escola, também tem vivenciado desafios causando inquietações nos sujeitos que a compõe.  Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo construir um panorama sobre os estudos referente ao Transtorno Espectro Autista desenvolvidos no presente ano a fim de elucidar as discussões atuais

Texto completo:

PDF

Referências


GADIA, C; TUCHMAN, R; ROTTA, N. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, Vol. 80, n. 02, p.594, 2004. LIMA, S.M; LAPLANE, A.L.F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial. V. 22, n. 2, p. 269-284, 2016. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000200009. LOURENÇO, C.C.V; ESTEVES. M.D.L; CORREDEIRA, R. M. N; SEABRA, A.F.T. Avaliação dos Efeitos de Programas de Intervenção de Atividade Física em Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista brasileira de educação especial. V. 21, n.2, p. 319-328, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000200011. NASCIMENTO, P.S; ZANON, R.B; NOBRE, J. P.S; JÚNIOR, A.D. D; SILVA, S.S.C. Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical. Revista brasileira de educação especial. V. 21, n.1, p. 93-110, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000100007. ZANON, R.B; BACKES, B.; BOSA, C.A. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, V. 30, n. 1, p. 25-33, 2004. Disponível em: https://revistaptp.unb.br/index.php/ptp/article/view/1429/661.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Semana  Pedagógica ISSN 2595-1572 (on line)