A educação na pós-graduação em Sociologia: um objeto esquecido ou escondido?

Autores

  • Fernanda A. da Fonseca Sobral Universidade de Brasília

Palavras-chave:

educação, pós-graduação, reflexividade

Resumo

O presente artigo traça inicialmente uma visão panorâmica da pós-graduação em Sociologia, sobretudo no que concerne às suas áreas de concentração e linhas de pesquisa, procurando verificar como o tema da educação está inserido num espaço de dez anos, ou seja, nos anos de 1999 e 2009, a partir dos indicadores da CAPES. Dessa forma, se pretende mostrar os temas de pesquisa que permanecem, os temas emergentes e aqueles que desapareceram ou foram remodelados dando uma especial ênfase ao campo de estudos da educação e à discussão sobre a reflexividade da Sociologia.

 

Biografia do Autor

Fernanda A. da Fonseca Sobral, Universidade de Brasília

Fernanda A. da F. Sobral – É Professora/Pesquisadora Sênior do Programa de Pós- graduação em Sociologia (UnB) . Foi pesquisadora visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)no período de 2009 a 2011. Tem Doutorado em Sociologia na UnB e realizou pós-doutoramento em Paris na École das Hautes Études em Sciences Sociales, entre 1989 e 1990. Foi professora convidada na Universidade de Québec, em Montreal, na sessão de outono de 2000 e na sessão de verão de 2003. Tem pesquisas e publicações nos seguintes temas: educação, tecnologia, ciência, universidade e pesquisa.

Referências

BOURDIEU, Pierre. 2004. Os Usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp.

LIEDKE FILHO, Enno. 2006. Brazilian Sociology: comtemporary epistemological-theoretical and institucional trends. In: Southern Sociology in Progress .Sociologias, Porto Alegre: UFRGS.IFCH, .N. 1. p. 96-127.

MARANHÃO, Tatiana de P. A. 2010. Autonomia Reflexiva e Produção do Conhecimento Científico: O campo da Sociologia no Brasil. Tese de Doutorado. Sociologias. Brasília.

MARTINS, Carlos B. 2012. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? Sociedade e educação: dilemas contemporâneos. Sociologias, Porto Alegre, UFRGS. IFCH, n. 29, p. 100-127, jan./abr.

MARTINS, Carlos B;WEBER, Silke. Sociologia da Educação: Democratização e Cidadania. In: Martins, C. B.; Martins H. H. T. S. Horizontes das Ciências Sociais no Brasil. Sociologia, Brasília: Barcarolla, 2010, p. 131-201.

MARTINS, Carlos B Balanço. A Capes e a formação do sistema nacional de pós-graduação. In: FERREIRA, M.M.; MORRIRA, R. L. (Org.) Capes. 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV. Brasília: Capes, 2002, p. 294-310.

PORTO, Maria Stela G. 2005. Panorama Recente da Pesquisa em Sociologia no País. In: MARTINS, C.B. (Org.) Para onde vai a Pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil. Bauru: ESUSC. p. 183-197.

SOBRAL, Fernanda A. da F. 2001. A pós-graduação brasileira. In: DWYER, T.; PORTO, M. S. G; (Orgs.) Sociologia e Realidade Pesquisa Social no Século XXI. Brasília: Editora UnB. p. 157-171.

SOBRAL, Fernanda A. Para onde vai a pós-graduação brasileira? In: PORTO, M.S.G; SOBRAL, Fernanda A.(Orgs.)A Contemporaneidade Brasileira: dilemas e desafios para imaginação sociológica. Santa Cruz do Sul: EDUNISC Editora. 2001. p. 111-130.

SOBRAL, Fernanda. A. da F.; MARANHÃO, Tatiana de P. A. 2008. La autonomia reflexiva em el campo de la Sociologia, Íconos (Quito), v. 31, p. 140-158.

VELLOSO, J. (Org.). 2002. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores o país – Administração, Agronomia, Bioquímica, Clínica Médica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Química e Sociologia. Brasília: Capes/Unesco. Vol. I.

VELLOSO, J. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores o país – Direito, Economia, Engenharia Mecânica, Geociências, Odontologia e Psicologia. Brasília. Capes/Unesco, 2003. Vol. II

WEBER, Silke. 2005. A pós-graduação em Ciências Sociais: problemas e perspectivas do ensino da sociologia. In: MARTINS, C.B. (Org.) Para onde vai a Pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil. Bauru: ESUSC. p. 199-229.

WEBER, Silke. Para onde vai a pós-graduação brasileira? Conquistas e Avanços no passado, desafios do presente. In: DWYER, T.; PORTO, M. S. G; (Orgs.) Sociologia e Realidade Pesquisa Social no Século XXI. Brasília: Editora UnB. 2001. p. 173-186

Downloads