A compreensão do poder profissional docente a partir das representações sociais

Autores

  • Aparecida Tenório S. da Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

poder profissional, representações sociais, formação de professores

Resumo

O artigo problematiza o poder profissional docente a partir da análise das representações sociais acerca da profissão de professor, destacadamente dos professores dos cursos de licenciatura, ou seja, dos professores formadores de professores no ensino superior. A análise fundamenta-se na pesquisa desenvolvida por ocasião do curso de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, no ano de 2009. O estudo exigiu o exame de conceitos como profissão, formação profissional, identidade profissional, dentre outros. Para a categorização e análise das representações sociais foram utilizadas três convenções: ilusão (para o grupo de professores que não creem no poder profissional docente); alvo (para os docentes do ensino superior, formadores de professores, que acreditam no poder da profissão, mas acham que esse poder é meta a ser conquistada), e evidência (professores cujos argumentos buscam provar a existência do poder da sua profissão).

Biografia do Autor

Aparecida Tenório S. da Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aparecida Tenório Costa - Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX). Tem desenvolvido estudos na área de Políticas Públicas de Educação Ambiental nas escolas regulares da educação básica.

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