Gestão escolar e violência: implicações para a melhoria dos resultados educacionais em escolas com baixo IDEB

Autores

  • Alice Botler Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Nunes Cordeiro Siqueira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

gestão escolar democrática, violência, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Resumo

O presente artigo apresenta dados de pesquisa em escolas publicas municipais de Recife com baixo IDEB e tem por objetivo relacionar gestão escolar democrática com baixos resultados educacionais. Adota como referência analítica asprioridades dadas às ações escolares nos planos de ação dos gestores eleitos. Foram realizadas entrevistas com gestores e vice gestores em que selecionamos como categorias de análise os conceitos de gestão escolar democrática, participação, diálogo e violência. Dentre as conclusões, percebemos que o tratamento dado por gestores a problemas vividos nestas escolas, a exemplo da violência, foge à perspectiva de prevenção e combate via ação planejada justamente porque estes não se sentem responsáveis pelos resultados educacionais das escolas que dirigem.

Biografia do Autor

Bianca Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Bianca Bezerra dos Santos - Graduanda  em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Desenvolve atividades de iniciação Científica

Juliana Nunes Cordeiro Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco

Juliana Nunes Cordeiro de Siqueira   - Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Desenvolve atividades de Iniciação Científica

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