Gestão escolar e violência: implicações para a melhoria dos resultados educacionais em escolas com baixo IDEB

Alice Botler, Bianca Santos, Juliana Nunes Cordeiro Siqueira

Resumo


Resumo

O presente artigo apresenta dados de pesquisa em escolas publicas municipais de Recife com baixo IDEB e tem por objetivo relacionar gestão escolar democrática com baixos resultados educacionais. Adota como referência analítica as prioridades dadas às ações escolares nos planos de ação dos gestores eleitos. Foram realizadas entrevistas com gestores e vice gestores em que selecionamos como categorias de análise os conceitos de gestão escolar democrática, participação, diálogo e violência. Dentre as conclusões, percebemos que o tratamento dado por gestores a problemas vividos nestas escolas, a exemplo da violência, foge à perspectiva de prevenção e combate via ação planejada justamente porque estes não se sentem responsáveis pelos resultados educacionais das escolas que dirigem.

 

Palavras-chave

Gestão Escolar Democrática. Violência. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

_______________________________________________

Abstract

This article presents research data from Recife municipal public schools with low IDEB and aims to relate democratic school management with low educational outcomes. Adopt as analytical reference the priority given to school actions in the action plans of elected managers. Interviews were conducted with managers and vice managers in which we selected as categories of analysis the concepts of democratic school management, participation, dialogue and violence. Among the conclusions, we find that the treatment of the problems faced by managers in these schools, such as violence, escapes the prospect of prevention and control through planned action precisely because they do not feel responsible for the educational outcomes of schools that they manage.

 

Key words

Democratic School Management. Violence. Basic Education Development Index (IDEB).


Texto completo:

HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

ISSN Eletrônico 2317-5427