Apontamentos sobre a relação família e escola no contexto da educação pública em municípios do Nordeste.

Autores

  • Cibele Maria Lima Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Danilo Manoel Farias da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Gleiciane Vieira de Souza Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

política educacional, família, educação básica

Resumo

A gênese deste artigo é uma pesquisa quantitativa de avaliação da execução do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Nordeste do Brasil. Este Plano foi criado pelo MEC em 2007, como instrumento de gestão para as secretarias de educação com os piores índices educacionais, com o intuito melhorar a sua qualidade dos serviços por meio de mecanismo de planejamento e transferência de recursos da União para os municípios. O texto tem como foco um dos indicadores de qualidade apontados no Plano: o estreitamento da relação entre família e escola. Para tanto, partimos, em termos metodológicos, da análise do Ciclo de Políticas de Ball, em diálogo com estudos recentes da sociologia da educação com o intuito de elucidar a interrelação existente entre a “estrutura familiar” e sua influência no “contexto da prática escolar”. Os resultados apontam que não obstante o contexto de pobreza e de média de escolaridade de 6,5 anos de idade, de 91% de mulheres, existe um grande consenso em relação à necessidade da família acompanhar a trajetória escolar dos filhos traduzido, sobretudo, na sua frequência às reuniões e na observação dos resultados das provas. Uma alternativa ao acompanhamento, segundo as famílias, seria o reforço escolar, apontado por 19% e avaliado como positivo por 81% delas. As avaliações realizadas pelo MEC, segundo as famílias, por sua vez, não estão sendo muito difundidas.

Biografia do Autor

Cibele Maria Lima Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Cibele Maria Lima Rodrigues - Doutora em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (na Coordenação Geral de Estudos Educacionais) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (FUNDAJ/UFRPE).

Danilo Manoel Farias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Danilo Manoel Farias da Silva - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp e graduado em Ciências Sociais pela UFRPE .

Gleiciane Vieira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Gleiciane Vieira de Souza - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e graduada em Ciências Sociais pela UFRPE.

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