A conjuntura do Estado e ensino superior na Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2017.235797Palavras-chave:
Guiné-Bissau, ensino superior, estado, conhecimento cientifico, desenvolvimentoResumo
Este artigo consiste num trabalho de pesquisa onde se propõe a estudar o processo de construção do Ensino Superior e sua relação com o Estado da Guiné-Bissau de 1974 a 2012. O trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da institucionalização do Ensino Superior no desenvolvimento da Guiné-Bissau. A pesquisa aborda a relação do Estado com o Ensino Superior na Guiné-Bissau, discutindo fundamentalmente as possibilidades, as dificuldades, os desafios e as possibilidades que existem no processo de institucionalização do ensino superior, buscando compreender o impacto deste processo no desenvolvimento socioeconômico e político da Guiné-Bissau após a sua independência política. O trabalho também procura fazer um breve resgate histórico sobre as primeiras universidades na África e nos países da África que falam português como a língua oficial. Nesta ordem de ideias, o estudo utilizou-se do método qualitativo, acompanhado de questionários semiestruturados implementados mediante entrevistas realizadas na Guiné-Bissau, bibliografias ligadas ao Ensino Superior, documentos oficiais do Ministério da Educação guineense. Conclui-se que a Guiné-Bissau precisa construir um sistema de Ensino Superior capaz de dar respostas aos obstáculos que afetam o desenvolvimento do país.
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