Notas sobre a política de educação superior dos governos da década de 2000

Autores

  • Sidartha Sória Silva UFPE
  • Darcilene Cláudio Gomes Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243406

Palavras-chave:

ensino superior, políticas educacionais, atividades docentes

Resumo

Houve significativas mudanças no ensino superior no Brasil nas duas últimas décadas, desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. Diferentes razões atuam nas mudanças. Além da LDB, deve-se considerar o crescimento do ensino superior privado, estimulado desde o governo FHC, e as políticas implementadas pelo Governo Lula. O objetivo deste trabalho é estudar este processo de transformações, no que foram analisadas algumas políticas, notadamente as que teriam tido maior impacto na configuração do ensino superior. Entre as conclusões do artigo, destaca-se o fato de que o atual sistema de ensino superior brasileiro representa um hibridismo, resultante da combinação de políticas dos governos FHC e Lula. A elevação do ritmo de trabalho planejada sob FHC levava em consideração o desmantelamento do tripé ensino-pesquisa-extensão - e o produtivismo acadêmico se abateria sobre uma classe já fragmentada por especializações. Sob Lula, manteve-se o tripé, nas não se rediscutiu o movimento de reenquadramento das atividades docentes pela lógica do produtivismo acadêmico. O resultado foi a continuidade do trabalho docente nos três pilares (mais a gestão acadêmica), mas em volume e intensidade sensivelmente ampliados pela lógica produtivista.

Biografia do Autor

Sidartha Sória Silva, UFPE

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFU). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, atuando nos seguintes temas: mercado de trabalho, condições e relações de trabalho no setor público, sindicalismo; Estado de Bem-Estar Social e políticas sociais; Estado e desenvolvimento.

Darcilene Cláudio Gomes, Fundação Joaquim Nabuco

Economista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia e concluiu o doutorado em economia aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, mercado de trabalho, indicadores sociais e políticas sociais.

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Publicado

20-11-2019

Edição

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Artigos