DÁDIVA E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: uma abordagem ampliada da cooperação entre empresários
Abstract
O artigo tem como objetivo propor uma visão ampliada sobre a cooperação que se estabelece em espaços territorialmente aglomerados de produção. Afinal, os estudos sobre Arranjos Produtivos Locais (APL), em geral, enfatizam a importância da cooperação entre os atores econômicos, tanto em virtude do estímulo ao processo de inovação nas empresas quanto da elevação da competitividade. No entanto, as abordagens teóricas tendem a enfatizar a cooperação exclusivamente como ato de interesse pragmático e mercantil: aumentar o faturamento, o lucro ou a competitividade das empresas. A cooperação nos APL não se reduz à racionalidade instrumental, há outros aspectos que os paradigmas hegemônicos nas ciências sociais, por vezes, escondem mais que revelam. A abordagem da cooperação do ponto de vista da teoria da dádiva, sem negar os paradigmas anteriores, permite registrar que há outras formas de cooperação que não se reduzem ao interesse imediato de bem se situar no mercado. Ela possibilita ampliar o enfoque e registra formas de cooperação que visam o bem comum, a imagem da cidade, as necessidades das gerações futuras ou simplesmente exprimir relações de camaradagem.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado