Políticas de educação patrimonial no Sul do Brasil

Autor/innen

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Schlagworte:

políticas culturais, educação patrimonial, agenciamentos

Abstract

O presente artigo pretende produzir um diagnóstico sobre as mudanças político-institucionais transcorridas nas políticas culturais brasileiras e suas homologias às iniciativas de educação patrimonial, assim como analisar as possibilidades de ação/agenciamento dos atores diante da operatividade destas mudanças em âmbitos locais. Assim, toma como objeto de estudo sociológico as relações que se estabelecem entre a reorganização de institucionalidades políticas e os modelos de ação dos atores, em suas dinâmicas, tensões e disputas inerentes aos modos contemporâneos de gestão. Por fim, realiza uma análise situacional das experiências de dois municípios brasileiros tombados por órgão de patrimônio, Laguna/SC e Antônio Prado/RS, para identificar e compreender essas mudanças nas políticas de educação patrimonial.

Autor/innen-Biografie

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição. Professor de Sociologia e Política na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim

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