A NOVA ABORDAGEM RACIAL DA TELENOVELA BRASILEIRA: ruptura ou confirmação do mito da democracia racial?
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar a nova abordagem racial da telenovela brasileira a partir de uma análise da telenovelaDuas Caras (2007-2008). Num primeiro momento discutiremos as condições que possibilitaram a reorientação e fortalecimento do Movimento Negro no Brasil a partir dos anos 1980, inaugurando uma série de conquistas no âmbito político-institucional que visam combater o racismo e a desigualdade racial. Em seguida investigaremos em que medida tais conquistas se refletem em instituições centrais como a mídia, especificamente na telenovela. Em que medida a nova abordagem racial da telenovela brasileira se distancia do discurso racial dominante, que reforça o mito da democracia racial, construindo um discurso de denúncia e enfrentamento do racismo?
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado