Enquadramento e diferenciação nos “figureiros” de Taubaté (SP) e nos artesãos do miriti de Abaetetuba (PA): uma análise comparativa

Autores

  • Paolo Totaro UNISINOS
  • Carme Izabel Rodrigues Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

diferenciação, arte popular, conveniência da cultura, indústria doméstica, consumo

Resumo

A diferenciação pelo consumo hoje está saindo do controle dos circuitos da moda para envolver a cultura material dos grupos “marginais”. Mas isso se acompanha com uma tendência a enquadrar e, portanto, a desvalorizar os elementos diferenciais da produção artístico/artesanal desses grupos. Os casos dos “figureiros” de Taubaté (SP) e dos artesãos do miriti de Abaetetuba (PA) parecem representar duas respostas opostas a esse desafio do mercado. A resposta dos “figureiros” se fundamenta na defesa da tradição e da unicidade autoral contra a padronização, enquanto a dos artesãos do miriti se ampara na transformação da cultura local numa espécie de marca geográfica (“o miriti de Abaetetuba”) pela qual é possível dar uma virada empresarial à produção sem perder seu caráter popular.

Biografia do Autor

Paolo Totaro, UNISINOS

Doutor em Ciências Sociais (Unisinos), Bolsista DocFix FAPERGS/CAPES no PPG Ciências Sociais Unisinos, junto ao LAPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil.

Carme Izabel Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Professora Dra. do PPG em Ciências Sociais (UFPA) e pesquisadora do Laboratório de Antropologia da Universidade Federal do Pará.

Referências

APPADURAI, Arjun. Mercadorias e a política de valor. In: APPADDURAI, Arjun (Org.). A vida das Coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói, RJ: EdUFF, 2008, p. 15-88.

APPADURAI, Arjun. Disjunção e diferença na economia cultural global. In: Mike Featherstone (Coord.) Cultura Global: Nacionalismo, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 311-327.

BARBOSA, R. I.; LIMA, A. D.; MOURÃO Jr., Moisés. Biometria de frutos do buriti: produção de polpa e óleo em uma área de savana em Roraima. Amazônia: Ciência & Desenvolvimento. Belém, v. 5, nº 10, p. 71-85, jan/jun 2010.

BREWER, Marilynn B. The Social self: on being the same and different at the same time. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 17, p. 475-82, Oct. 1991.

BREWER, Marilynn B. Social identity, distinctiveness, and in-group homogeneity. Social Cognition, v. 11, p. 150-64, Spring, 1993.

BREWER, Marilynn B.; MANZI, Jeorge M.; SHAW, John S. Ingroup identification as a Function of depersonalization, distinctiveness and Status. Psychological Science, v. 4, p. 88-92, March 1993.

BREWER, Marilynn B.; WEBER Joseph G. Self-evaluation effects of interpersonal versus intergroup social comparison. Journal of Personality and Social Psychology, v. 66, p. 268-275, February 1994.

CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Notas sobre a organização da economia simbólica do artesanato: circuito de produção, circulação e consumo da cultura material artesanal em contextos urbanos. In: I Seminário Nacional Sociologia & Política, UFPR, 2009. Anais… Disponível em: www.humanas.ufpr.br/evento/SociologiaPolitica. Acesso em 20/05/2011.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HOBSBAWM, Eric. As origens da Revolução Industrial. São Paulo: Globo, 1979.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADDURAI, Arjun (Org.). A vida das Coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói, RJ: EdUFF, 2008, p. 89-121.

LANDES, David S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

LOPES, José Rogério. Industrialização e mudanças culturais no Vale do Paraíba, SP. In: CHAMON, E. M. Q. de O.; SOUSA, C. M. de. (Org.). Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais. Taubaté, SP: Cabral, 2006, p. 193-218.

LOPES, José Rogério. A cultura como crença: estratégias modernas de reprodução da vida popular. São Paulo: Robe, 1995.

MANTOUX, Paul. A Revolução Industrial no século XVIII: estudo sobre os primórdios da grande indústria moderna na Inglaterra. São Paulo: Hucitec, 1960.

PROKOP, Dieter. Ensaio sobre cultura de massa e espontaneidade. In: MARCONDES FILHO, Ciro (org.) Prokop (Col. Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1988, p. 114-148.

RIFKIN, Jeremy. The Empathic Civilization: The race to global consciousness in a world incrisis. New York: Tarcher/Penguin, 2009.

SANTOS, Ronize; COELHO-FERREIRA, Márlia. Artefatos de miriti (Mauritia Flexuosa L. f.) em Abaetetuba, Pará: da produção à comercialização. Bol. Mus. Pará. Emilio Goeldi. Cienc. Hum. Belém, v. 6, nº 3, p.559-571, set-dez. 2011.

SILVA PINHEIRO, Jecyone. Transformando palmeiras de miriti em brinquedos. In: SEBRAE (Org.) Histórias de sucesso: Experiências empreendedoras. Brasília: SEBRAE, 2004.

SILVA, André Luiz. A conveniência da cultura popular: um estudo sobre pluralidade de domínios, danças devocionais e a ação dos mestres no Vale do Paraíba. Doutorado em Ciências Sociais. São Paulo: PUC, 2011, 255 p.

TIMMOR, Yaron; KATZ-NAVON, Tal. Being the same and different: A model explaining new product adoption. Journal of Consumer Behaviour, v. 7, p. 249-262, May/June 2008.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura: os usos da cultura na era global. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.

Downloads