O populismo na emergência bolsonarista: educação e gênero em disputa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2025.265929

Mots-clés :

bolsonarismo;, populismo;, identidade;, gênero;, educação.

Résumé

Este trabalho apresenta uma análise sobre o modo como o bolsonarismo emergiu na arena pública em conexão com disputas sobre o domínio educacional e sobre a identidade de gênero. Dentre os objetivos específicos, buscou-se interpretar as categorias nativas de Projetos de Lei do Escola Sem Partido (ESP), bem como estabelecer um sistema de relações entre elas. Como fontes principais, foram analisados os PL’s, em nível federal, entre os anos de 2014 e 2016, acompanhados de fontes bibliográficas sobre ESP, educação, gênero e bolsonarismo. Em uma perspectiva atenta ao simbólico e ao poder, a análise das formas de classificação do ESP permitiu compreender a emergência de uma leitura de mundo à direita no país, como por meio da reivindicação de um eixo essencialista do sexo, em oposição ao sentido acadêmico de gênero. Como consequência analítica, o conceito de populismo permitiu superar algumas contradições e paradoxos do bolsonarismo, como um discurso insurgente em defesa da família e a construção de inimigos associada aos professores.

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme Oliveira de Paula, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Licenciatura em Ciências Sociais e mestrado em Educação, ambos pela Unifal. Atualmente é professor efetivo de Sociologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Marcelo Rodrigues Conceição, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professor associado do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIFAL-MG. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publié-e

2025-07-01