Explorando caminhos: uma análise sociodemográfica do corpo discente no programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.264734

Mots-clés :

Autoavaliação, Pós-graduação, diversidade, desigualdade, ensino superior

Résumé

Este artigo apresenta os resultados do processo de autoavaliação realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE) no final de 2020. Alinhado às diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que recomenda exercícios internos de avaliação, o processo focou inicialmente nos discentes e utilizou metodologia survey, aplicando formulários digitais enviados aos alunos matriculados. A pesquisa explorou características demográficas, socioeconômicas e educacionais dos estudantes, proporcionando uma visão sobre as dinâmicas de inclusão e desigualdade no Programa. Entre os principais achados, destaca-se a concentração da renda familiar dos estudantes em faixas específicas e as disparidades raciais na educação dos pais, especialmente das mães, fatores que influenciam nas trajetórias acadêmicas. A análise foi enriquecida com a aplicação da Análise de Correspondência Múltipla, permitindo uma leitura mais abrangente das desigualdades. Este estudo visa não apenas identificar as disparidades internas do Programa, mas também fornecer subsídios para políticas educacionais que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades no ensino superior, fortalecendo os instrumentos de autoavaliação nos programas de pós-graduação.

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Francisco Jatobá de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto IV do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2012). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: relações raciais, ações afirmativas, métodos quantitativos, políticas públicas, estratificação e mobilidade social. 

Rayane Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado e doutorado em Sociologia (PPGS/UFPE) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE). É professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e vice-líder do Laboratório de Métodos em Pesquisa Sociológica e Intervenção Social - LAMPSIS, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Métodos de Pesquisa Social, atuando principalmente nos seguintes campos: Métodos Quantitativos e Qualitativos nas Ciências Sociais, Sociologia do Crime e da Violência, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. 

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Publié-e

2024-12-30

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Artigos