TRANSIÇÕES ENTRE O MEIO SOCIAL DE ORIGEM E O MILIEU ACADÊMICO: discrepâncias no percurso de estudantes oriundas de escolas públicas na universidade de Brasília

Auteurs-es

  • Wivian Weller
  • Nicolle Pfaff

Résumé

O presente artigo objetiva demonstrar as potencialidades do conceito de milieu para a análise e compreensão das discrepâncias entre meio social de origem e o meio acadêmico entre estudantes universitárias oriundas de escolas públicas. Destaca a importância da educação formal na construção de espaços de experiências conjuntivas, e nos processos de formação e integração aos milieux constituídos no contexto acadêmico. Apresenta dados de pesquisas realizadas na Universidade de Brasília no período de 2006 a 2010, coletados em dois momentos, ou seja, entrevistas realizadas com estudantes na fase inicial/intermediária e na etapa final de seus respectivos cursos, cuja análise permite afirmar que as diferenças existenciais resultantes das diferenças sociais e da falta de um sistema de relevância comum entre os estudantes universitários, geram obstáculos e dificuldades de compreensão comunicativa entre os grupos estudantis, dificultando a formação de novas coletividades e de novos milieux.


Bibliographies de l'auteur-e

Wivian Weller

Wivian Weller é doutora em Sociologia pela Freie Universität Berlin (Alemanha). Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado na Stanford University - Graduate School of Education -, com bolsa da CAPES. Desenvolve estudos e pesquisas sobre gerações e juventude, jovens no ensino médio e na educação superior, culturas juvenis e metodologias qualitativas. É editora de Linhas Críticas - Revista da Faculdade de Educação da UnB.

Nicolle Pfaff

Nicolle Pfaff é doutora em Educação pela Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg (Alemanha). Foi professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2007 e 2008). Atualmente é professora no Instituto de Estudos de Pedagogia, Migração e Desigualdades da Universität Duisburg-Essen (Alemanha), onde pesquisa e orienta trabalhos sobre temas da infância e juventude; sociologia da educação, escola, efeito das desigualdades sociais no contexto escolar, métodos quantitativos e qualitativos. É editora da revista ZQF Zeitschrift für Qualitative Forschung.

Numéro

Rubrique

Artigos