Mozart em três atos comparados: Um estudo acerca da 'Genialidade' na teoria social

Auteurs

  • Veridiana Domingos Cordeiro Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo.
  • Hugo Neri Munhoz Pesquisador de Pós-doutorado do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243409

Mots-clés :

teoria social, Norbert Elias, Max Weber, Pierre Bordieu

Résumé

Possuindo como eixo central a trabalho de Norbert Elias: “Mozart: Sociologia de um Gênio”, o presente artigo pretende fazer uma leitura a partir de três grandes autores da Sociologia tendo como foco a questão da genialidade. Tentamos, com isso, evidenciar as formulações construídas por cada um dos autores sobre os efeitos da genialidade sobre a estrutura social e da estrutura social sobre a genialidade, de uma maneira mais ampla. Isto é, a tentativa é a de tentar identifica em uma situação limite a relação existente entre individuo, que é altamente individualizado, e a sociedade.

Bibliographies de l'auteur

Veridiana Domingos Cordeiro, Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (bolsista CNPq), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (bolsista CAPES) e doutoranda pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (bolsista FAPESP), com período sanduíche no Departamento de Sociologia da University of Chicago (bolsista FAPESP). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Teoria Social, Sociologia da Memória, Sociologia do Entendimento, Sociologia Digital e Filosofia da Mente; e nos seguintes temas: Instituições Disciplinares, Cognição Distribuída, Identidade e Narrativa Autobiográfica.

Hugo Neri Munhoz, Pesquisador de Pós-doutorado do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Foi pesquisador visitante de Pós Doutorado no departamento de Sociologia da University of Cambridge. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (bolsista FAPESP) com estágios de pesquisa na Goethe Universität em Frankfurt am Main (bolsista DAAD) no Knowledge Lab da University of Chicago (bolsista FAPESP); Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (bolsista CNPq) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (bolsista CNPq de iniciação científica). Professor visitante no departamento de Sociologia da Innsbruck Universität, Áustria. Desenvolve pesquisas de teor interdisciplinar focadas na fundamentação, representação e aplicações do senso comum. Principais campos do conhecimentos: Sociologia, Filosofia e Ciências da Computação. Principais áreas de pesquisa são: Senso Comum, Teoria Social, Percepção de Risco, Inteligência Artificial, Epistemologia, Filosofia da Mente, Filosofia da Ciência e Ciências Cognitivas.

Références

BOURDIEU, Pierre.O Poder Simbólico.São Paulo: Bertrand, 2006.

BRANDÃO, Roberto de Oliveira. A Poética Clássica: Aristóteles e Longrino. São Paulo: Cultrix, 1981.

ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. São Paulo: Zahar, 1997.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. São Paulo: Zahar, 1994a.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1999.

ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Oeiras: Celta Editora, 1994b.

FREUD, Sigmund. Volume IX: Die ‘kulturelle’ sexualmoral und die moderne nervosität. In.: Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997a.

FREUD, Sigmund. Volume VII: Drei abhandlungen zur sexual theorie.Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997b.

FREUD, Sigmund. Volume XI: Eine kindheitserinnerung des Leonardo Da Vinci, texto de 1910. Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997c).

WACQUANT, Loïc. Esclarecer o habitus. In.: Educação & Linguagem, v.10. Nº16, 2007.

WEBER, Max. Economia e Sociedade v.I: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora UNB, 2009.

WEBER, Max. Economia e Sociedade v.II: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora UNB, 1999

Téléchargements

Publiée

2019-11-20

Numéro

Rubrique

Artigos