Mozart em três atos comparados: Um estudo acerca da 'Genialidade' na teoria social
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243409Palavras-chave:
teoria social, Norbert Elias, Max Weber, Pierre BordieuResumo
Possuindo como eixo central a trabalho de Norbert Elias: “Mozart: Sociologia de um Gênio”, o presente artigo pretende fazer uma leitura a partir de três grandes autores da Sociologia tendo como foco a questão da genialidade. Tentamos, com isso, evidenciar as formulações construídas por cada um dos autores sobre os efeitos da genialidade sobre a estrutura social e da estrutura social sobre a genialidade, de uma maneira mais ampla. Isto é, a tentativa é a de tentar identifica em uma situação limite a relação existente entre individuo, que é altamente individualizado, e a sociedade.
Referências
BOURDIEU, Pierre.O Poder Simbólico.São Paulo: Bertrand, 2006.
BRANDÃO, Roberto de Oliveira. A Poética Clássica: Aristóteles e Longrino. São Paulo: Cultrix, 1981.
ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. São Paulo: Zahar, 1997.
ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. São Paulo: Zahar, 1994a.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1999.
ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Oeiras: Celta Editora, 1994b.
FREUD, Sigmund. Volume IX: Die ‘kulturelle’ sexualmoral und die moderne nervosität. In.: Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997a.
FREUD, Sigmund. Volume VII: Drei abhandlungen zur sexual theorie.Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997b.
FREUD, Sigmund. Volume XI: Eine kindheitserinnerung des Leonardo Da Vinci, texto de 1910. Edição Eletrônica de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1997c).
WACQUANT, Loïc. Esclarecer o habitus. In.: Educação & Linguagem, v.10. Nº16, 2007.
WEBER, Max. Economia e Sociedade v.I: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora UNB, 2009.
WEBER, Max. Economia e Sociedade v.II: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora UNB, 1999
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado