ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: posições em disputa
Abstract
Existe hoje um debate intenso relacionado às políticas de acesso à universidade pública. O vestibular, novamente, está no centro da reflexão. Diversas proposições foram elaboradas, variando em um espectro que pede desde o seu fim, sua remodelação, chegando até a adoção de modelos híbridos mesclando caracteres do formato tradicional com a incorporação de novos elementos como pontos extras para determinados segmentos sociais. O texto aborda os traços básicos dessas tomadas de posição, suas tensões internas, os grupos que a sustentam. A partir desses desdobramentos, traça um quadro sistematizado das principais propostas de ingresso no ensino superior público brasileiro, analisando os limites e possibilidades desses posicionamentos.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado