AÇÃO, RELEVÂNCIA E INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA
Resumo
Paralelamente às abordagens mais influentes na sociologia brasileira, como as diversas vertentes de estruturalismo, pós-estruturalismo e teoria crítica, outras perspectivas analíticas têm se mostrado profícuas para a compreensão de aspectos da realidade brasileira, entre elas destacam-se aquelas que têm como ponto de partida a compreensão de que os indivíduos encontram-se como que compelidos cada vez mais às escolhas e à definição do estilo de vida. A análise sociológica das narrativas biográficas é, dessa maneira, promissora também na sociologia brasileira. O artigo recupera o conceito de relevância em A. Schütz como elemento-chave para a compreensão das interpretações subjetivas do mundo da vida, em uma teoria da ação que tem se mostrado influente tanto no debate teórico como também no desenvolvimento de metodologias para a pesquisa empírica. Ao recuperar elementos fundamentais da sociologia de Schütz, o artigo explicita as bases epistemológicas para uma teoria da ação, bem como para a pesquisa empírica, voltada à compreensão das interpretações subjetivas do mundo da vida.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado