O populismo como política religiosa e como religião política
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2025.266247Palavras-chave:
democracia, nostalgia holística, populismo, religião políticaResumo
O artigo explora o populismo como uma nostalgia holística, definindo-o como um imaginário político que idealiza um passado de pureza e harmonia do povo, corrompido por elites e restaurado por líderes redentores. O populismo é analisado como uma mentalidade que sacraliza a política, transformando-a em uma religião secular, onde o povo uno busca regeneração através de revoluções ou reformas. O artigo contrasta o povo populista (orgânico, homogêneo) com o povo constitucional (plural, secular), destacando a tensão entre visões holísticas e pluralistas. O populismo alimenta narrativas apocalípticas, polariza sociedades e instrumentaliza temas como migração e ecologia para mobilizar paixões coletivas. Nesse sentido, embora a democracia secular tenha mitigado parte do impulso populista, a secularização não é linear, e o populismo ressurge em contextos de crise, reacendendo conflitos entre identidade sagrada e pluralismo profano. A resistência do populismo é atribuída à sua capacidade de oferecer sentido e pertencimento em um mundo percebido como fragmentado.
Referências
BERLIN, Isaiah. Four essays on liberty. 1969.
CESARI, Jocelyne. We God's people: Christianity, Islam and Hinduism in the world of nations. Cambridge University Press, 2021.
DE HAAS, Hein. How migration really works: A factful guide to the most divisive issue in politics. Random House, 2023.
ELIADE, M. El mito del eterno retorno: Arquetipos y repetición, Alianza, Madrid 2011.
FIGUEROA, Alfonso Jaime García. Derechos de la naturaleza, neoconstitucionalismo andino y ecopopulismo: A propósito de la constitucionalización de los derechos de la Pacha Mama en la República del Ecuador. Parlamento y Constitución. Anuario, n. 24, p. 15-46, 2023.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa: I. Racionalidad de la acción y racionalización social. Trotta, 2023.
HEGEL,G.W.F. Fenomenología del espíritu, Abada, Madrid 2010.
INGLEHART, Ronald; NORRIS, Pippa. Sacred and secular: Religion and politics worldwide. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KALTWASSER, Cristóbal Rovira et al. (Ed.). The Oxford handbook of populism. Oxford University Press, 2017.
MÉNY, Yves;SUREL, Yves. Populismo e democrazia, il Mulino, Bologna 2001.
MOKYR, Joel. A culture of growth: The origins of the modern economy. In: A culture of growth. Princeton University Press, 2018.
MUDDE, C. Populismo. Una breve introducción, Alianza, Madrid 2019.
POPPER, K. La sociedad abierta y sus enemigos. Paidós, Barcelona 2017.
POPPER, K. La miseria del historicismo. Alianza, Madrid 2014.
TAYLOR, Charles. A secular age. Harvard university press, 2007.
WEBER, Max. La ética protestante y el “espíritu” del capitalismo, Alianza, Madrid 2012.
ZANATTA, Loris. Popolo. Liber Libri, Macerata 2023.
ZANATTA, Loris. Bergoglio. Una biografia politica. Laterza, Roma-Bari 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Loris Zanatta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado