O RURAL E O URBANO/A CIDADE E O CAMPO: SUAS RELAÇÕES COM A FORÇA DE TRABALHO E COM A TERRA NO ESTADO DE SÃO PAULO E NO BRASIL DE ONTEM E DE HOJE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241042Resumo
Os direitos dos trabalhadores rurais foram fundamentados nos direitos dos trabalhadores urbanos. Entender a origem deste processo, conjuntamente com a emergência dos novos produtos e novas atividades da economia iniciadas na década de 1930, auxilia a compreender o modo de produção atual e a lógica de dominação dos capitalistas aos trabalhadores do campo e da cidade. A elucidação das legislações para a pessoa trabalhadora do campo como o Estatuto do Trabalhador Rural e o Estatuto da Terra, articulada ao processo de formação da Estrutura Fundiária indicam elementos atuais da questão agrária no Brasil. O artigo foi construído a partir de leituras bibliográficas, de legislações pertinentes, levantamento de dados oficiais, além das observações de campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.