O RURAL E O URBANO/A CIDADE E O CAMPO: SUAS RELAÇÕES COM A FORÇA DE TRABALHO E COM A TERRA NO ESTADO DE SÃO PAULO E NO BRASIL DE ONTEM E DE HOJE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2017.241042Résumé
Os direitos dos trabalhadores rurais foram fundamentados nos direitos dos trabalhadores urbanos. Entender a origem deste processo, conjuntamente com a emergência dos novos produtos e novas atividades da economia iniciadas na década de 1930, auxilia a compreender o modo de produção atual e a lógica de dominação dos capitalistas aos trabalhadores do campo e da cidade. A elucidação das legislações para a pessoa trabalhadora do campo como o Estatuto do Trabalhador Rural e o Estatuto da Terra, articulada ao processo de formação da Estrutura Fundiária indicam elementos atuais da questão agrária no Brasil. O artigo foi construído a partir de leituras bibliográficas, de legislações pertinentes, levantamento de dados oficiais, além das observações de campo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.