A percepção dos discentes do ensino médio sobre a geografia: Uma análise a partir das aulas presenciais e remotas da escola Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247445Mots-clés :
Ensino presencial. Ensino remoto. Educação. GeografiaRésumé
O presente trabalho propõe uma análise por meio da percepção dos discentes sobre a geografia, a partir de um estudo de caso com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros localizada na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Trata-se do resultado de uma pesquisa realizada por intermédio do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica – PIBIC, da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL. Esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir para discurssões sobre a importância e os desafios dos docentes em dar relevância e significância aos conteúdos ministrados em aula presencial ou remota, pois os resultados apontaram para alunos despreocupados em aprender a geografia.
Références
ANEC (Site). Disponível em <https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/> Acessado em 10 de Junho de 2020.
BBC NEWS BRASIL (Site). Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057/> Acessado em 24 de Julho de 2020.
Base Nacional Comum Curricular -BNCC (Site). Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057/> Acessado em 11 de Agosto de 2020.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo, SP: Hucitec, 1996.
PAULILO, M. A S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista. Londrina, v.2, n. 2, p. 135-148, jul/dez.1999. http://www.ssrevista.uel.br/n1v2.pdf. Acesso em 26 de julho de2016.
PAULILO, M. A SA Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-Geografia-realidade-escolar-lanasouza/file
GAZETA WEB (Site). Disponível em <https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2020/04/pesquisa-mostra-que-671-dos-domicilios-de-alagoas-tem-acesso-a-internet_104205.php> Acessado em 10 de Junho de 2020.
G1 (Site). Disponível em <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2020/03/17/escolas-estaduais-de-alagoas-e-municipais-de-maceio-suspendem-aulas-por-15-dias-mas-mantem-merenda-aos-alunos.ghtml> Acessado em 10 de Junho de 2020.
GIFE (Site). Disponível em <https://gife.org.br/planejamento-conectividade-e-tecnologia-quais-sao-os-principais-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia/> Acessado em 15 de Junho de 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teria e prática/ José Carlos Libâneo. 5 ed. Revista e ampliada –Goiânia, MF livros, 2008.
LACOSTE, Yves.A Geografia-Isso serve em Primeiro lugar para fazer a Guerra. São Paulo. Ed. Papirus. 2016
MOREIRA, H. Metodologia da Pesquisa para Professor Pesquisador. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.
PINHEIRO, A.C e ARAGÃO, W. A. Formação de professores, metodologias e ensino de Geografia/ Organizadores Antônio Carlos Pinheiro e Wellington Alves Aragão. –1. Ed. –Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019.
SANTOS, Jader de Oliveira. Fragilidade e riscos socioambientais em Fortaleza-CE/ Jader de Oliveira Santos –Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. 6. Ed. São Paulo: Edusp, 2012.
SEDUC, Secretária da educação de Alagoas/ (PDF). Disponível em Acessado em 10 de Junho de 2020.
VEIGA, Ilma Passos. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP. Papirus, 1989.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ronaldo Rodrigues de Melo Junior, Jose Lidemberg de Sousa Lopes 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.