A percepção dos discentes do ensino médio sobre a geografia: Uma análise a partir das aulas presenciais e remotas da escola Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247445

Mots-clés :

Ensino presencial. Ensino remoto. Educação. Geografia

Résumé

O presente trabalho propõe uma análise por meio da percepção dos discentes sobre a geografia, a partir de um estudo de caso com os alunos da Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros localizada na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Trata-se do resultado de uma pesquisa realizada por intermédio do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica – PIBIC, da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL. Esperamos, com esta pesquisa, poder contribuir para discurssões sobre a importância e os desafios dos docentes em dar relevância e significância aos conteúdos ministrados em aula presencial ou remota, pois os resultados apontaram para alunos despreocupados em aprender a geografia. 

Bibliographies de l'auteur-e

Ronaldo Rodrigues de Melo Junior, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Geografia e bolsista do Pibic/Fapeal/Uneal

Jose Lidemberg de Sousa Lopes, Universidade Estadual de Alagoas

Prof. Adjunto do Curso Licenciatura em Geografia  e do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas.

Références

ANEC (Site). Disponível em <https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/> Acessado em 10 de Junho de 2020.

BBC NEWS BRASIL (Site). Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057/> Acessado em 24 de Julho de 2020.

Base Nacional Comum Curricular -BNCC (Site). Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53476057/> Acessado em 11 de Agosto de 2020.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo, SP: Hucitec, 1996.

PAULILO, M. A S. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista. Londrina, v.2, n. 2, p. 135-148, jul/dez.1999. http://www.ssrevista.uel.br/n1v2.pdf. Acesso em 26 de julho de2016.

PAULILO, M. A SA Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-Geografia-realidade-escolar-lanasouza/file

GAZETA WEB (Site). Disponível em <https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2020/04/pesquisa-mostra-que-671-dos-domicilios-de-alagoas-tem-acesso-a-internet_104205.php> Acessado em 10 de Junho de 2020.

G1 (Site). Disponível em <https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2020/03/17/escolas-estaduais-de-alagoas-e-municipais-de-maceio-suspendem-aulas-por-15-dias-mas-mantem-merenda-aos-alunos.ghtml> Acessado em 10 de Junho de 2020.

GIFE (Site). Disponível em <https://gife.org.br/planejamento-conectividade-e-tecnologia-quais-sao-os-principais-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia/> Acessado em 15 de Junho de 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teria e prática/ José Carlos Libâneo. 5 ed. Revista e ampliada –Goiânia, MF livros, 2008.

LACOSTE, Yves.A Geografia-Isso serve em Primeiro lugar para fazer a Guerra. São Paulo. Ed. Papirus. 2016

MOREIRA, H. Metodologia da Pesquisa para Professor Pesquisador. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.

PINHEIRO, A.C e ARAGÃO, W. A. Formação de professores, metodologias e ensino de Geografia/ Organizadores Antônio Carlos Pinheiro e Wellington Alves Aragão. –1. Ed. –Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019.

SANTOS, Jader de Oliveira. Fragilidade e riscos socioambientais em Fortaleza-CE/ Jader de Oliveira Santos –Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. 6. Ed. São Paulo: Edusp, 2012.

SEDUC, Secretária da educação de Alagoas/ (PDF). Disponível em Acessado em 10 de Junho de 2020.

VEIGA, Ilma Passos. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP. Papirus, 1989.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-31

Comment citer

Melo Junior, R. R. de, & Lopes, J. L. de S. (2020). A percepção dos discentes do ensino médio sobre a geografia: Uma análise a partir das aulas presenciais e remotas da escola Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. Revista Rural & Urbano, 5(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247445

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.