Como desenvolver o raciocínio geográfico em tempos de EaD?: Competências, habilidades e ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247530Palavras-chave:
Raciocínio Geográfico, Ensino de Geografia, EaD.Resumo
Ensinar Geografia, ou melhor, desenvolver o raciocínio geográfico no processo de ensino-aprendizagem é uma das propostas pedagógicas que mais necessitam reflexão. Transmitir e construir o conhecimento geográfico é muito mais do que expor as características das localidades. Construir o conhecimento geográfico é desenvolver a visão de mundo alicerçadas nos relacionamentos de informações e construções de conceitos, desde a escala mais próxima até a global. Assim como proposto pela BNCC, o conhecimento geográfico vai além da geografia das localidades, sendo o objetivo a construção do raciocínio geográfico dos fenômenos. Como construir isto através de aulas virtuais? Se em sala de aula, o desenvolvimento dessas habilidades requer preparação, atenção do docente e metodologias significativas para atingir o aluno. Em tempos de EaD devido a pandemia estas propostas ficam mais complicadas, seja pela falta de acesso as TICs, seja pela necessidade de se repensar didáticas que atinjam o objetivo. Ademais, temos de refletir primeiramente se o docente consegue compreender o raciocínio geográfico e suas espacialidades. Logo, o objetivo deste artigo é o de provocar a reflexão em como se dá o processo de desenvolvimento do raciocínio geográfico e como trabalhar com metodologias e didáticas que proporcionem isto através das aulas remotas e virtuais.
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