Ensino remoto a toque de caixa: os desafios do ensino público na Paraíba durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Jadson de Jesus Santos Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) https://orcid.org/0000-0002-6296-525X
  • Phellipe Cunha da Silva Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) https://orcid.org/0000-0001-7087-8618
  • Maria José Davi Gomes Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)
  • Francisca Simone Pereira Fernandes Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247651

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação, Métodos de Ensino.

Resumo

Este texto visa expor os desafios enfrentados por professores e alunos frente à pandemia da COVID-19 e ao processo de adaptação a uma nova modalidade de ensino colocada como possibilidade dentro da rede pública estadual de ensino da Paraíba. As análises foram feitas a partir da experiência adquirida nos três primeiros meses de ensino remoto, com professores lecionando as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, Base Diversificada e Base Técnica, bem como a partir dos feedbacks dados pelos alunos através das atividades desenvolvidas nas múltiplas plataformas digitais de ensino utilizadas como ferramentas educativas ao longo deste período.

Biografia do Autor

Jadson de Jesus Santos, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFS. Especialista em Biotecnologia e Meio Ambiente pela Faculdade Atlântico (FA) e em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrado à EJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - DGEI/UFS. Professor de Geografia da ECIT Izaura Falcão de Carvalho (SEECT/PB).

Phellipe Cunha da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Especialista em Ensino de Geografia e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - IGDEMA/UFAL. Professor de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT/PB. 

Maria José Davi Gomes, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)

Pós-graduada em Orientação Educacional, Supervisão Escolar- CINTEP-2014, e Ciências da Linguagem com Ênfase em Língua Portuguesa- UFPB 2016. Graduada desde 2011, formada em Licenciatura em Língua Portuguesa, participação como Orientadora de Estudo do SISMÉDIO (Pacto Nacional do Ensino Médio). Atuo na rede estadual de ensino da Paraíba como Professora de Língua Portuguesa no ensino médio do quadro efetivo desde 2013.

Francisca Simone Pereira Fernandes, Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB)

Pós-Graduada em Metodologia de Ensino de Matemática e Física, pela Faculdade Dom Alberto (2020); Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa (2019) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Aberta Vida (2011). Atualmente é professora - IZAURA FALCÃO DE CARVALHO. Cursando Física pelo Centro Universitário FAVENI.

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Santos, J. de J., Silva, P. C. da, Gomes, M. J. D., & Fernandes, F. S. P. (2020). Ensino remoto a toque de caixa: os desafios do ensino público na Paraíba durante a pandemia da COVID-19. Revista Rural & Urbano, 5(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247651

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