Ensino remoto a toque de caixa: os desafios do ensino público na Paraíba durante a pandemia da COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247651Mots-clés :
Ensino Remoto, Educação, Métodos de Ensino.Résumé
Este texto visa expor os desafios enfrentados por professores e alunos frente à pandemia da COVID-19 e ao processo de adaptação a uma nova modalidade de ensino colocada como possibilidade dentro da rede pública estadual de ensino da Paraíba. As análises foram feitas a partir da experiência adquirida nos três primeiros meses de ensino remoto, com professores lecionando as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, Base Diversificada e Base Técnica, bem como a partir dos feedbacks dados pelos alunos através das atividades desenvolvidas nas múltiplas plataformas digitais de ensino utilizadas como ferramentas educativas ao longo deste período.
Références
ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. In: Revista EmRede.v. 7 n. 1 (2020): Responsabilidades e Desafios para a consolidação da EaD. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em 31 de julho de 2020.
BARROSO, Felipe. Antunes, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. In: Revista PPGP.Volume 5, número 1, 2015. Disponível em: <http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/viewFile/126/81>. Acesso em 15 de junho de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia.Publicado em 28 de abril de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia>. Acesso em 14 de junho de 2020.
DOMINGUES,Edina. Paulo Freire e a Educação a Distância. In: Anuário da Produção Acadêmica Docente.Sistema Anhanguerade Revistas Eletrônicas –SARE. v. 05, n. 13, 2011, p.83-93. Disponível em: <http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1480/1/Artigo%208.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
IBGE. Cidades.Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/lucena/panorama>. Acesso em 15 de junho de 2020.
LUZZI, Daniel Angel. O papel da educação a distância na mudança de paradigma educativo:da visão dicotômica ao continuum educativo. Tese (Doutorado –Pós-graduação em Educação). Universidade de São Paulo: 2007. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102007-090908/publico/TeseDanielAngelLuzzi.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2020.
NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO,Débora Pereira. Educação a distância: seus cenários e autores. In: Revista Iberoamericana de Educación / Revista Iberoamericanade Educação.ISSN: 1681-5653 n.º 58/4 –15/04/12. Disponível em: <https://rieoei.org/historico/deloslectores/4832Novello.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.
PARAÍBA.DECRETO Nº 40.128 DE 17 DE MARÇO DE 2020.Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações aos municípios e ao setor privado estadual. Disponível em: <https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/janeiro/marco/diario-oficial-19-03-2020.pdf/>. Acesso em 14 de junho de 2020.
PARAÍBA. PORTARIA nº 418 de 17 de abril de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da rede pública estadual de ensino da Paraíba, do regime especial de ensino, como medida preventiva à disseminação do COVID-19, e dá outras providências.Disponível em: <https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/janeiro/abril/diario-oficial-18-04-2020-suplemento.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.
PARAÍBA, Conselho Estadual De Educação da. Resolução Nº 120/2020. Orienta o regime especial de ensino no que tange à reorganização das atividades curriculares assim como dos calendários escolares das Instituições do Sistema Estadual de Educação da Paraíba, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao COVID-19.Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1Z7toTPZgNe3kphepzGHMu2E6Qi5UwuTg/view>. Acesso em 15 de junho de 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19.Abril de 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download>. Acesso em 14 de junho de 2020.
UNESCO. COVID-19 Impacto na Educação.Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em 21 de julho de 2020
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Jadson de Jesus Santos, Phellipe Cunha da Silva, Maria José Davi Gomes, Francisca Simone Pereira Fernandes 2020

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.