SOBRE A COMPLEXIDADE DAS VIVÊNCIAS ESTUDANTIS ENTRE O ESPAÇO RURAL E URBANO

Tereza Joelma Barbosa Almeida

Resumo


Esse artigo tem por objetivo tecer uma análise crítica e reflexiva sobre uma pesquisa desenvolvida em curso de pós-graduação a partir da qual organiza-se nova agenda de pesquisa que possibilite compreender a complexidade das vivências estudantis que se movem entre o espaço rural e o urbano, bem como os impactos e as influências mútuas entre os estudantes e esses ambientes. Nessa perspectiva, problematiza-se, neste ensaio, os resultados de pesquisa desenvolvida em uma escola pública estadual que objetivou compreender os fatores que mobilizavam estudantes a depredarem o patrimônio escolar. De modo a estabelecer um padrão de análise e por adequar-se ao novo objeto de pesquisa verifica-se na metodologia de trabalho adotada sua relevância e efetividade na obtenção das informações, dessa constatação concebe-a como metodologia pretendida para desenvolvimento da nova proposta de pesquisa. Assim, a pesquisa assume sua natureza qualitativa com abordagem (auto) biográfica cujos instrumentos utilizados para coleta das informações foram grupo focal e as entrevistas narrativas. Compreende-se a relevância da nova proposta de pesquisa ao verificar que a produção do conhecimento científico, em se tratando das relações entre o urbano e o rural, numa perspectiva compreensiva ainda são bastante reduzidas conforme literatura consultada.


Palavras-chave


Urbano e rural; Relações socioambientais; Depredação escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Tereza Joelma Barbosa Almeida

 

 

 

 

Indexadores e Bases bibliográficas:

                    

      

 

 

 

Programa de Pós Graduação em História - PGH UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Rua Dom Manuel de Medeiros, s/nº

Dois Irmão, Recife, PE, CEP: 52171-010

Prédio Professor Ariano Suassuna (1º Andar) 

ISSN: 2525-6092

 

 

 

Licença Creative Commons

A Revista Rural & Urbano está licenciado com uma Licença Creative Commons