Reflexões sobre desenvolvimento e sociedade no semiárido do Nordeste Brasileiro

Autores

  • João Henrique Lúcio de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Fernanda Pereira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.251124

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Seca, Políticas Públicas, Participação Social.

Resumo

O presente trabalho visa refletir o percurso feito durante as aulas da disciplina Tópicos Especiais em Educação, Escola e Sociedade: Desenvolvimento, Natureza e Sociedade no Semiárido Brasileiro, realizando uma síntese do roteiro percorrido nessa disciplina. Essa reflexão perpassa, a princípio, pelas ideias sobre desenvolvimento, diferenciando-o do mero crescimento econômico. Na sequência, são tecidos comentários sobre as estratégias de desenvolvimentos adotados no semiárido brasileiro pela ação governamental, as quais ao longo da história davam maior importância a medidas assistencialistas e emergenciais, sendo incrementadas com práticas fundamentadas em estudos técnicos, mas sem uma maior aproximação com as práticas e anseios da população local. Por fim, são realizadas ponderações acerca de novos paradigmas sobre o desenvolvimento, também conhecidos como desenvolvimento endógeno, os quais preveem a participação coletiva como primordial no desenvolvimento de ações eficazes para promoção da melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Neste novo paradigma, o subdesenvolvimento no Nordeste semiárido não é visto apenas como uma questão relacionada às peculiaridades físicas da região, especificamente à seca ou à baixa incidência pluviométrica, mas a fatores estruturais, que restringem o acesso à terra, à água e à renda, mantendo a dominação e os privilégios na mão de uma elite oligárquica.

 

Biografia do Autor

João Henrique Lúcio de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (PROFSOCIO/CDSA/UFCG). Possui Especialização em Programação de Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Graduação em História pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Foi professor da AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE, no curso de Licenciatura em História. Atualmente é professor da ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLAVO BILAC e tutor presencial do curso de História oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem experiência na área de História com ênfase em História Regional do Brasil, Cultura, Patrimônio e Memória, Sociologia com ênfase em Ensino de Sociologia.

Fernanda Pereira Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL/Campus Maragogi, mestranda em Ensino de Sociologia – PROFSOCIO (CDSA/UFCG),

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Souza, J. H. L. de, & Lopes, F. P. (2022). Reflexões sobre desenvolvimento e sociedade no semiárido do Nordeste Brasileiro. Revista Rural & Urbano, 7(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.251124

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