Os vinhos de boutique do Rio Grande do Sul, Brasil: Tradição e modernidade

Autores

  • Vinício Luís Pierozan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251229

Palavras-chave:

Vinho de boutique, Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha

Resumo

A vitivinicultura brasileira é uma atividade econômica em ascensão no território brasileiro, estando concentrada no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra Gaúcha. Nessa região, a produção vitivinícola ganhou importância econômica ao longo dos anos e se tornou também o centro irradiador e estratégico das principais inovações tecnológicas aplicadas no setor. Neste artigo é discutida a produção de vinho de boutique na Serra Gaúcha, que possui tradição vitivinícola há mais de um século, e a emergente Campanha Gaúcha, que desponta como a principal fronteira de expansão da produção de vinhos finos no país. Para cumprir com os objetivos propostos, a pesquisa foi embasada em diferentes etapas: pesquisa e revisão de arcabouço teórico sobre o tema, trabalho de campo, leitura e análise da paisagem vitícola. A metodologia utilizada no estudo foi a de estudo de campo. Concluiu-se que a produção de vinhos de boutique na Serra Gaúcha foi a forma encontrada por vários viticultores locais para valorizar o seu savoir-faire vitivinícola acumulado ao longo do tempo, e na Campanha Gaúcha os vinhos de boutique foram uma das formas encontradas pelos pequenos produtores de uva para inserirem-se na cadeia produtiva dos vinhos finos.

Biografia do Autor

Vinício Luís Pierozan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Pierozan, V. L., & Manfio, V. (2021). Os vinhos de boutique do Rio Grande do Sul, Brasil: Tradição e modernidade. Revista Rural & Urbano, 6(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251229

Edição

Seção

Dossiê Singa