Os vinhos de boutique do Rio Grande do Sul, Brasil: Tradição e modernidade
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.251229Palavras-chave:
Vinho de boutique, Serra Gaúcha, Campanha GaúchaResumo
A vitivinicultura brasileira é uma atividade econômica em ascensão no território brasileiro, estando concentrada no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra Gaúcha. Nessa região, a produção vitivinícola ganhou importância econômica ao longo dos anos e se tornou também o centro irradiador e estratégico das principais inovações tecnológicas aplicadas no setor. Neste artigo é discutida a produção de vinho de boutique na Serra Gaúcha, que possui tradição vitivinícola há mais de um século, e a emergente Campanha Gaúcha, que desponta como a principal fronteira de expansão da produção de vinhos finos no país. Para cumprir com os objetivos propostos, a pesquisa foi embasada em diferentes etapas: pesquisa e revisão de arcabouço teórico sobre o tema, trabalho de campo, leitura e análise da paisagem vitícola. A metodologia utilizada no estudo foi a de estudo de campo. Concluiu-se que a produção de vinhos de boutique na Serra Gaúcha foi a forma encontrada por vários viticultores locais para valorizar o seu savoir-faire vitivinícola acumulado ao longo do tempo, e na Campanha Gaúcha os vinhos de boutique foram uma das formas encontradas pelos pequenos produtores de uva para inserirem-se na cadeia produtiva dos vinhos finos.
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